Seu cachorro provavelmente te julga quando você comete erros, aponta estudo
Uma pesquisa realizada na Universidade de Kyoto, no Japão, descobriu que os cães provavelmente nos julgam quando cometemos erros, mas apenas se forem fêmeas.
Os pesquisadores submeteram alguns cães a um experimento no qual os animais observavam uma pessoa 'competente', capaz de abrir um recipiente com comida, e outra 'incompetente', que não conseguia. Eles repararam que as cadelas olhavam significativamente por mais tempo e se aproximavam do humano que atingia o objetivo.
Segundo o principal autor do estudo, Hitomi Chijiiwa, os resultados mostram que os cães, especialmente as fêmeas, conseguem identificar a competência humana, o que pode influenciar no comportamento do animal, principalmente se houver alimentos envolvidos.
Esses julgamentos são conhecidos como “avaliações sociais” e pesquisas anteriores descobriram que outras espécies, como os macacos-prego, também as fazem.
Os cães se adaptaram à vida na sociedade humana através do processo evolutivo de domesticação e aprenderam a ler nossos comportamentos e a se comunicar conosco. Estudos anteriores já haviam mostrado que eles têm preferência por pessoas que são mais amigáveis ou generosas com a comida, mas isso não havia sido associado à competência.
Neste novo artigo, publicado na revista Behavioral Processes, os pesquisadores queriam entender se os cães conseguem avaliar socialmente os humanos com base em suas habilidades.
Como foi feito o estudo
No experimento, foram colocados 30 cães sentados na frente de dois atores, cada um com um recipiente com tampa. Um ator tentava abrir seu pote e era bem-sucedido em cerca de dois segundos. Então, o segundo tentava abrir o dele, mas não conseguia depois de cinco segundos.
Em seguida, eles repetiriam as ações com dois recipientes diferentes, um vazio e outro contendo um pedaço de comida. As interações dos cães foram filmadas e posteriormente analisadas.
Quando a pessoa competente tentou abrir um recipiente com o petisco, as cadelas olhavam para ela por mais tempo do que os machos e eram mais propensas a se aproximar do ator bem-sucedido. Isso sugere que elas podem reconhecer diferentes níveis de competência em humanos.
Outras diferenças entre os sexos já foram notadas antes em caninos, como a forma como as cadelas interagem mais com os humanos do que os machos. Os pesquisadores acreditam que suas descobertas sugerem que mais estudos devem ser realizados sobre as diferenças sexuais entre os cães.
“As descobertas atuais sugerem que pelo menos as cadelas podem avaliar as pessoas com base em sua competência em uma tarefa motora, uma habilidade que provavelmente será vantajosa não apenas em contextos de aprendizado social, mas também ao escolher parceiros em situações que exigem cooperação”, conclui o artigo.
Por - Casa e Jardim