Trocou de celular no Natal? Lembre-se de apagar suas informações pessoais do antigo aparelho
Natal passou e pode ser que você seja um dos milhares de brasileiros que aproveitaram a data para trocar de celular.
Já pensou o que vai fazer com o aparelho antigo?
Pode parecer bobagem, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de se desfazer do celular que estava em uso, principalmente para garantir a segurança de dados pessoais.
Antes de descartar o celular antigo ou mesmo passar para outra pessoa, é fundamental que você delete todo o conteúdo armazenado.
Muita, muita gente mesmo, esquece de fazer isso. Um estudo realizado por uma das maiores empresas de segurança cibernética revelou que 9 em cada 10 dispositivos móveis são descartados ainda com informações confidenciais, como fotos, vídeos, dados bancários e documentos, por exemplo.
Um prato cheio para pessoas mal-intencionadas!! Com esse tipo de conteúdo, o dono dos dados fica vulnerável a golpes e roubos digitais.
Por isso, é fundamental ter em mente uma lista de procedimentos que você precisa realizar antes de se desfazer do seu antigo celular.
Exclua todas as contas associadas: de email, redes sociais e outros aplicativos que você eventualmente use.
No navegador, procure excluir o histórico de navegação, os cookies e sites favoritos e senhas salvas.
Se for um aparelho que use biometria, exclua os dados de sua impressão digital ou os dados associados ao seu rosto.
Não se esqueça de remover o chip da operadora e, se tiver, também o cartão de armazenamento.
Nas configurações, restaure para as configurações de fábrica, garantindo que sejam excluídas todas as personalizações feitas e os dados armazenados.
Vale ressaltar que, se você não for passar o celular antigo adiante, não deve descartá-lo no lixo, nem mesmo no lixo reciclável.
Por ser um aparelho eletrônico, é preciso fazer o descarte em pontos de coleta específicos, para o bem do meio ambiente.
Existem pontos para descarte de lixo eletrônico em muitos estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas de operadoras de celular.
Por Rádio 2