Instagram e Snapchat removem função de ‘gifs’ por caso de racismo
Muitos usuários do Instagram e do Snapchat já devem ter percebido que atualmente não é mais possível adicionar GIFs ás suas “histórias” nos aplicativos.
É que no último fim de semana, as duas redes sociais decidiram retirar a função após a descoberta de um gif racista! Segundo o site ‘TechCrunch’, quando efetuada a busca com o termo “crime”, aparecia uma imagem que simula um contador de mortes de negros rodado por um macaco. No gif, um homem branco pedia para que o animal continuasse trabalhando já que os números não paravam de aumentar!
Procurados pelo ‘Tech Crunch’, ambos os aplicativos informaram tratar-se de uma suspensão temporária. Um representante do Snapchat disse que os gifs ficarão de fora enquanto a equipe do “Giphy” – serviço que fornece essas imagens para ambas as plataformas – não resolver a questão.
Veja Também:
O Giphy permite que seus usuários adicionem imagens animadas ao catálogo, mas deixa explícito em suas diretrizes a intolerância a gifs ofensivos e obscenos. Em comunicado enviado ao site Engadget, um porta-voz do serviço explicou que houve um erro nos filtros de moderação de conteúdo e que o mesmo já foi revisto.
“Um usuário descobriu um adesivo GIF ofensivo em nossa biblioteca, e nós imediatamente removemos por nossas diretrizes de conteúdo. Este adesivo estava disponível devido a um bug em nossos filtros de moderação de conteúdo que afetam especificamente os adesivos GIF. Corrigimos o erro e re-moderamos todos os adesivos GIF em nossa biblioteca.
O pessoal da GIPHY também está revisando cada adesivo GIF manualmente, num processo que deve ser concluído em breve. Nós assumimos a responsabilidade total por esses eventos recentes e sinceramente pedimos desculpas a quem possa ter se ofendido“, finalizou.