Helicóptero com presidente do Irã cai nas montanhas
Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, caiu neste domingo (19) enquanto atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão, informou uma autoridade iraniana.
Segundo a autoridade, as vidas de Raisi e do ministro das Relações Exteriores estavam em risco após a queda do helicóptero. O mau tempo dificultou os esforços de resgate, com equipes enfrentando um forte nevoeiro na área montanhosa.
A TV estatal interrompeu sua programação regular para exibir orações realizadas por Raisi em todo o país e cobrir ao vivo as buscas das equipes de resgate na região. O vice-presidente, Mohammas Mokhber, partiu para Tabriz, acompanhado de membros do governo, para monitorar a situação.
Em caso de morte súbita do presidente, a Constituição iraniana estabelece que o primeiro vice-presidente assume a presidência sob a aprovação do líder supremo. Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021 e tem implementado medidas de endurecimento das leis morais e negociado nas questões nucleares com potências mundiais.
Muitos consideram Raisi um forte candidato a suceder o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. O ministro do Interior, Ahmed Vahidi, relatou apenas que um dos helicópteros precisou realizar um pouso difícil e aguardava mais detalhes sobre o ocorrido. Raisi estava na fronteira com o Azerbaijão para inaugurar a represa Qiz-Qalaisi, um projeto conjunto.