Fique por Dentro

Haddad diz que governo não conseguirá executar todo o Orçamento de 2023 e espera Selic a 11,75%

Haddad diz que governo não conseguirá executar todo o Orçamento de 2023 e espera Selic a 11,75%

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse neste sábado (9) que o governo não conseguirá executar todo o Orçamento de 2023. Entre as razões, segundo ele, está a falta de pessoal.

“Não devia estar dizendo isso, mas não vamos conseguir executar todo o Orçamento este ano. Ainda estamos fazendo concurso para contratar servidores”, disse ele em evento do PT, em Brasília.

Diante de uma militância insatisfeita com as medidas de austeridade fiscal, Haddad disse que sem essas políticas não seria possível “colocar o pobre no Orçamento”, promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Haddad, um corte severo nos subsídios do Estado a setores específicos da economia é caminho obrigatório para garantir o cumprimento dessa promessa.

“Decidimos, junto com o presidente Lula, que vamos abrir a temporada de caça aos jabutis”, disse o ministro, em referência a apêndices incluído por parlamentares em projetos de lei.

“A cada votação no Congresso temos que ficar olhando para cada jabuti e quanto custará cada um”, disse ele, ao defender o veto presidencial em situações como esta.

De acordo com Haddad, a reforma tributária aprovada no Congresso e pendente de ajustes e sanção presidencial vai “acabar com a comida para os jabutis.

O ministro disse ainda esperar que o Congresso aprove, na próxima semana, medidas econômicas que serão fundamentais para a definição do Orçamento de 2024.

“A próxima semana é decisiva para 2024, para um Orçamento mais consistente”, disse Haddad.

 

Copom

O ministro apelou para a importância da continuidade da queda na taxa de juros e disse esperar que a Selic chegue a 11,75% na próxima reunião do Copom.

Também estimou que o Brasil encerrará 2023 com 2 milhões de novos empregos formais.

 

 

 

Por Valor Investe

 

 

SICREDI 02