Descarte incorreto de embalagens pode facilitar ação de golpistas, alerta delegado; veja dica para evitar problema
O descarte incorreto de embalagens, sejam encomendas de lojas virtuais ou pedidos de comida em aplicativo, pode gerar grandes dores de cabeça por facilitar a ação de golpistas. O alerta é feito pelo delegado Emannoel David, da delegacia de estelionato de Curitiba.
Segundo ele, os dados pessoais que estampam caixas e notas fiscais podem servir de meio para criminosos aplicarem golpes.
Por isso, o delegado orientou que, após recebida uma embalagem que contenha informações como nome, endereço, CPF, entre outras, o correto é cortar ou picotar o material e só depois jogar no lixo.
Emannoel também reforçou que, mesmo que sejam feitos riscos, algumas caixas vêm com um código de barras que pode ser acessado. Por isso, é fundamental cortar todo o material.
Além das embalagens, a orientação também vale para cartões de banco, documentos pessoais ou contas que contenham informações importantes.
"No estelionato, o melhor remédio a prevenção. [...] É uma conduta simples de simplesmente cortar ou picotar esses elementos e posteriormente não vai ter dor de cabeça", afirmou o delegado.
Por - G1