Fique por Dentro

Como ser uma pessoa menos tóxica em 2018

Como ser uma pessoa menos tóxica em 2018

Pessoas tóxicas acabam por ser todos nós, porque todos nós temos as nossas dificuldades e as nossas vulnerabilidades que, em certos momentos, nos fazem sentir de determinada maneira.

 

Muitas vezes nos relacionamos com os outros de forma não muito construtiva ou saudável. Teoricamente, todos nós temos um potencial tóxico".


A explicação é dada por Diana Gaspar, especialista em Psicologia Positiva e autora do livro 'Atrai pessoas fantásticas para a tua vida - 11 passos para te libertares de relações tóxicas, manipuladoras e das expectativas dos outros' [editora Manuscrito].

 

 

Ao contrário do que muitos pensam, a toxicidade não é apenas um defeito dos outros, é uma característica de todos nós e que facilmente se espelha nos nossos pensamentos, hábitos e gestos.

 

Estar sempre reclamando de tudo e mais alguma coisa é um dos comportamentos tóxicos que as pessoas podem ter, mesmo que as queixas não sejam em relação à pessoa que as ouve. Deste modo, para se ser uma pessoa menos tóxica já em 2018, é preciso começar por parar com as queixas, especialmente se até agora fizeram parte de quase todos os diálogos. Mas há mais. Segundo o site Bustle, saber pedir desculpa (reconhecendo, claro, o erro) e parar com as fofocas são outras formas de melhorar a relação que a pessoa tem consigo mesma e com os outros.

 

Não julgar mais os outros (especialmente quando não se conhece a pessoa) e acabar de vez com as conversas negativas em que nada beneficiam o bem-estar dos outros são também estratégias a ter em conta para um ano menos tóxico.

 

Ouvir mais os outros (deixando-os falar ao invés de os ‘atropelar’), meditar, reconhecer as próprias inseguranças procurando conselhos para as ultrapassar e ser generoso com os outros são os restantes conselhos dados pela publicação.

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02