Fique por Dentro

Como evitar espinhas? 5 hábitos simples podem te ajudar

Como evitar espinhas? 5 hábitos simples podem te ajudar

Segundo os especialistas, a pele fica mais propensa a desenvolver acne por causa dos hormônios androgênios, que acionam as glândulas sebáceas para produzir mais sebo. Por ser um processo natural, não existe fórmula mágica para evitar espinhas , mas alguns hábitos podem ajudar o seu metabolismo e, também, cuidar da sua pele.

 

Ao Delas , a esteticista Aline Vasconcelos, dona da clínica que leva o seu nome, afirma que é importante ter em mente que os cuidados com a pele devem ser sempre priorizados. “Antes de tudo, é importante saber que a pele de qualquer pessoa — seja oleosa, mista ou seca, precisa de cuidados especiais", diz.

 

Ela explica que esses cuidados devem ser realizados todos os dias para que seja possível controlar ou evitar espinhas e cravos. "Hoje, no mercado, já encontramos diversos produtos específicos para cada tipo de pele”, ressalta a especialista.


Foi pensando nisso que ela listou as principais dicas para dar adeus as espinhas; confira:

 

Dica para evitar espinhas #1: beba água


Beber água é muito importante para a pele e, mesmo que pareça clichê, essa prática pode ser essencial para evitar espinhas
Pode parecer clichê, mas a água é um dos principais aliados da pele, independente da época do ano. Isso porque, quando bebemos água, mantemos o nosso corpo hidratado de dentro para fora.

 

“As pessoas confundem muito essa questão de ter pele oleosa e deixar de hidratá-la. Isso faz muito mal, porque o organismo entende que é uma agressão e manda mais óleo como modo de defesa, intensificando o aparecimento de espinhas”, esclarece Aline.

 

Dica para evitar espinhas #2: invista em um sérum


O sérum é um composto líquido que te ajuda a cuidar da pele de acordo com a sua necessidade e, por causa disso, é indicado para todos os tipos de pele. A recomendação é que apenas algumas gotinhas de manhã e à noite já podem fazer toda a diferença, pois além de prevenir os sinais, ele também atua como hidratante.

 

“Assim como muitas pessoas acham que beber água causa mais oleosidade na pele e, consequentemente, mais espinhas, o mesmo acontece com o sérum ou hidratante. Muitos pulam essa etapa, achando que podem potencializar o aparecimento da acne e também por não gostarem da sensação de hidratação”, completa a profissional.

 

Dica para evitar espinhas #3: passe um protetor físico todos os dias


Atualmente existem para vender dois tipos de protetores solar: o químico e o físico. O primeiro é fácil de espalhar e, apesar de não causar danos, permite que os raios solares entrem na pele. Já o físico, possui minerais em sua composição, como por exemplo o dióxido de titânio e óxido de zinco, que são facilmente absorvidos pela pele.

 

“As duas opções são eficazes, mas recomendo usar o protetor físico que, mesmo que seja mais difícil de espalhar, funciona como bloqueador e ajuda na prevenção da acne”, salienta Aline. É importante lembrar da necessidade de remover o protetor solar.

 

Dica para evitar espinhas #4: não lave o rosto muitas vezes ao dia


Por mais que seja importante manter a rotina de limpeza do rosto , seja para evitar espinhas ou apenas para manter os cuidados com a pele em dia, também é necessário se atentar sobre quantas vezes você faz isso diariamente.

 

Aline explica que se o rosto for lavado duas ou três vezes por dia, com o uso de um sabonete especial, o organismo também entenderá como uma agressão e vai desenvolver mais oleosidade como forma de defesa, causando o famoso efeito rebote. “Recomendo lavar o rosto uma vez ao dia, principalmente depois de tirar a maquiagem, por exemplo”, completa.

 

Dica para evitar espinhas #5: ingerir alimentos antioxidantes


Quem nunca ouviu falar que chocolate causa espinhas? A alimentação está altamente ligada ao aumento da acne no rosto. Por isso, é importante seguir um cardápio que ajuda no combate da acne.

 

Aline recomenda a ingestão de alimentos antioxidantes, como limão, morango e laranja, por exemplo, que ativam a circulação e aumentam a qualidade da pele.

 

“O alto consumo de Ômega 6, muito presente na alimentação do brasileiro, também é responsável por ativar as glândulas sebáceas e pode ser um problema se você quer evitar espinhas. Evite também alimentos como óleos vegetais e comidas congeladas”, completa.

 

Apesar das espinhas aparecem de forma natural na pele, existem outras questões podem influenciar seu surgimento ou causar mais inflamação, por exemplo. Então, se a acne for um problema para você, é preciso deixar claro que cada caso é uma combinação de fatores, que inclui, sim, seus hábitos do dia a dia, mas deve ser analisado por um especialista.

 

Assim, a indicação se você quer evitar espinhas é visitar um dermatologista. Afinal, só um profissional pode sugerir se o melhor é fazer um tratamento dentro da clínica, como peeling ou exposição a luzes, ou se o melhor é seguir procedimentos em casa com os produtos que ele indicar de acordo com a necessidade de sua pele. (Com Delas - iG)

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02