Catanduvas - Polícia Federal cumpre mandados na 'Operação Caixa Forte'
Presos ligados ao Primeiro Comando da Capital que já estão custodiados no Presídio Federal de Catanduvas foram alvos de novos mandados de prisão na manhã desta segunda dia (31).
O cumprimento dos mandados, pela "Operação Caixa Forte", foi cumprido pela Polícia Federal da Delegacia de Cascavel em parceria com outros órgãos de segurança. Parte dos agentes ainda está no presídio.
Na cidade de Catanduvas além da ação interna realizada na Penitenciária de Segurança Máxima, uma pessoa foi presa no bairro Alto Alegre, era por volta das 5h30min quando a equipe da Polícia Federal deu fiel cumprimento ao mandado.
Pela delegacia da Polícia Federal em Cascavel, além dos cumprimentos em Catanduvas, houve ainda outros mandados de pessoas que ainda não estavam atrás das grades, são desde cumprimentos de prisão até de busca e apreensão.
As principais acusações são por lavagem de dinheiro.
Hoje, por sua vez, é lembrado o aniversário do PCC.
A Operação cumpre, em todo o País, 600 mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueia mais de R$ 250 milhões.
Ao menos 210 presos nos presídios federais são alvos da operação deflagrada nesta manhã. Todos recebiam, segundo as investigações, auxílio mensal de recursos como uma espécie de mesada por já terem ocupado cargos de alto escalão dentro da facção, além de executarem servidores públicos. Entre os exemplos estão 2 agentes de Catanduvas assassinados em Cascavel.
Em todo o país, dos 600 mandados em cumprimento, mais de 400 são de prisão, dos quais cerca de 170 já estão custodiados. Para se ter ideia, nos 5 presídios federais existe hoje algo próximo a 750 detentos.
Chamada de Caixa Forte, a operação recebe o apoio de outras forças de segurança, além da PF. O Depen Federal participa das ações.
Os alvos são acusados de composição de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Em catanduvas, são pelo menos 8 mandados em cumprimento nesta segunda. (Com Catanduvas em Foco/Portal 24H/Juliet Manfrin).