Nove propriedades rurais já foram beneficiadas com o projeto “Proteção de Fontes” da Sicredi Grandes Lagos PR/SP
A ação visa melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades e contribui para o ODS 15 que trata sobre a vida terrestre
O projeto “Proteção de Fontes” já beneficiou nove propriedades rurais no Paraná. A ação foi criada pela Sicredi Grandes Lagos PR/SP, através de iniciativa do Comitê de Sustentabilidade com o patrocínio do Conselho de Administração e Diretoria Executiva da Cooperativa e tem como objetivo melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades rurais. “Compreendendo o alcance enquanto instituição financeira cooperativa e conhecendo plenamente as regiões abrangidas e suas particularidades, é possível ter mais assertividade em projetos que realmente beneficiem a comunidade como um todo, reforçando assim, o compromisso com a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e com os princípios do cooperativismo”, afirma o presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato.
O projeto será estendido aos 15 municípios da área de atuação da cooperativa no Paraná, onde cada agência irá definir uma propriedade rural de associado para realizar a ação. Até o momento foram concluídas nove proteções de nascentes nos seguintes municípios:
- Laranjeiras do Sul: Na propriedade do associado Gilmar Dellani da comunidade do Assentamento 8 de Junho, coordenada pela equipe da Sede Administrativa e Regional.
- Agência Marechal Rondon de Laranjeiras do Sul: Em conjunto com técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), a ação beneficiou o associado Leandro Zimer da comunidade Campinhos no Km-5.
- Laranjal: A ação beneficiou quatro famílias associadas da Linha Rio das Ervas.
- Campo Bonito: Quatro famílias foram beneficiadas.
- Guaraniaçu: Beneficiou a associada Edivane Horlle Freytag da Linha São João.
- Ibema: Na Linha Cristópolis o beneficiado foi o associado Moisés Aparecido de Oliveira.
- Cantagalo: Beneficiado o associado Valmor Gonçalves de Araújo Nunes da comunidade do Cavaco.
- Rio Bonito do Iguaçu: Associado Waldemir Simões de Oliveira da comunidade Barra Mansa.
- Espigão Alto do Iguaçu: Associados Selmo Klos e Noeli Braga de Cristo da comunidade Mato Queimado, interior no município.
Além de melhorar a qualidade da água, as proteções de nascentes contribuem para o 15º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) difundido pela ONU e que diz respeito à vida terrestre.
Por - Assessoria