Candói

Candói - Governo regulamenta terras de pequenos produtores

Candói - Governo regulamenta terras de pequenos produtores

A regulamentação de terras é um sonho para muitos, mas nem sempre é um processo fácil. Especialmente para pequenos agricultores, que precisam das terras para produzir.

 

Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, o Estado ajudou pequenos produtores a adquirir terras e a saírem da condição de possuidores reconhecidos para se tornarem, de fato, proprietários. Em seis meses de ação, o apoio estadual chegou a 13 municípios, incluindo Candói (que fica cerca de 75 quilômetros de Guarapuava), alcançando um total de 1.600 famílias.

 

A estimativa é de que até o fim de 2020 serão cerca de três mil famílias nesses municípios. Nesse sentido, o Programa de Regularização Fundiária abrange áreas localizadas em vários municípios paranaenses e é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A meta é alcançar 15 mil famílias até 2022.

 

PROCESSO:

Desse modo, como a terra que ocupam não são pertencentes ao Estado, a regularização se dá por ação de usucapião. Em outras palavras, essa é uma maneira de aquisição do direito de propriedade, durante o prazo legal estabelecido. De modo individual, o processo é lento e pode ter muitos gastos. Por isso, o apoio do Estado é fundamental. Primeiramente, o Instituto Água e Terra fornece os mapas e memoriais descritivos. Posteriormente, toda documentação que está apta para ser encaminhada para a Defensoria Pública, que dá início a ação de usucapião. O trabalho do IAT é a parte mais cara de todo o processo e não custa nada para as famílias participantes.

 

OUTROS MUNICÍPIOS:

Em seis meses, a iniciativa atingiu famílias de produtores rurais de Ribeirão Claro, Ortigueira, Guaraqueçaba, Imbaú, Rosário do Ivaí, Morretes, Agudos do Sul, Piên, Cândido de Abreu, São Mateus do Sul, Candói, Grandes Rios e Mandirituba. E com o avanço do Programa, a ampliação para outros lugares é essencial. Assim, trazendo estabilidade para os proprietários e fomentando a economia local de cada município. Com RSN/AEN). 

Hashtag:
SICREDI 02