Às 17h, houve a cerimônia de apresentação do Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, com a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, mas o presidente não participou. Ele deixou o Planalto por volta das 17h40 e seguiu para o HFA.

 

Apesar da suspeita de infecção, está prevista para hoje à tarde uma audiência entre Bolsonaro e Ramos. De todo modo, parte da agenda presidencial desta semana foi cancelada, como a reunião ministerial que ocorreria hoje de manhã no Palácio da Alvorada.

 

Compromissos do presidente no Nordeste, agendados para a sexta-feira, também foram desmarcados. Ele iria a Campo Alegre de Lourdes (BA) para a inauguração de uma adutora que levará as águas do Rio São Francisco ao município baiano, sobrevoaria de helicóptero um trecho da Ferrovia Transnordestina entre o Piauí e o Pernambuco e encerraria a viagem em São Raimundo Nonato (PI).


Memória

Comitiva e exames

O presidente Jair Bolsonaro já havia realizado três testes para detectar a covid-19. Os exames foram realizados em março, após o chefe do Executivo voltar de viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Pelo menos 23 pessoas da comitiva brasileira foram diagnosticadas com a doença. Na ocasião, o comandante do Planalto anunciou que os resultados deram negativo, mas se recusou a mostrar os exames. Os resultados dos três testes só foram tornados públicos em maio, quando o jornal o Estado de S. Paulo entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a divulgação da informação.


O presidente a doença

20/3

“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, não”

“Aqui em casa, toda a família deu negativo. Talvez, eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo”

24/3

“Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou teria. Quando muito, seria acometido por uma gripezinha ou um resfriadinho”

30/4

“ Eu, talvez, já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti”

2/6

"Eu já peguei 20 vezes este vírus, talvez, ou o vírus não quer papo comigo. É uma realidade. (...) Vai pegar, e a grande maioria nem vai saber que pegou. Talvez é o meu caso. Assintomático” (Com MSN).