Número de jovens inadimplentes atinge quase 5 milhões
Nos últimos dois anos, a desaceleração da inadimplência ganhou intensidade. Mesmo com as quedas observadas em alguns meses, o ano passado terminou com um crescimento de 1,27% no número de negativados.
De acordo com o Indicador de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de negativados mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, recuou 21,96% em janeiro 2018, hoje o Número de jovens inadimplentes atinge quase 5 milhões de negativados entre esta faixa etária. Para Marcela kawauti , economista chefe do SPC Brasil, esse dado tem dois pontos, um positivo e um negativo.
Aqui no sul 7,6% dos jovens estão inadimplentes.
Segundo Marcela, é necessário colocar a vida financeira como prioridade.
A abertura das dívidas por setor credor mostra que 44,8% das pendências dos mais jovens tem como credor os bancos. Em seguida, aparecem o comércio, com 29,9% do total de pendências; o setor de comunicações (14,7%); e de água e luz (1,8%). Na população como um todo, as pendências com água e luz somam 7,8% do total; já as pendências com comércio somam 18,5% e, com os bancos, 50,8%. (Com CBN)