México aumenta lista de países que deixam de importar frango do Brasil
-PortalCantu-17-05-2025.png)
O governo do México confirmou neste sábado (17/5), a suspensão de produtos avícolas do Brasil, depois que o país registrou caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
Por meio de nota, o governo mexicano informou que decidiu suspender as compras do produto brasileiro enquanto aguarda informações sobre o foco da doença.
“O Senasisa [Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar] especifica que a decisão foi tomada para evitar riscos à saúde animal na produção avícola nacional. Portanto, carne de aves, ovos férteis, ovos livres de patógenos específicos (SPF), frangos de até três dias de idade, vísceras de aves e matérias-primas de aves para produção de ração animal não poderão entrar no país”, disse o comunicado do governo.
O México é o quinto país a informar o bloqueio temporário às exportações dos produtos brasileiros desde ontem. Em 2024, o país importou do Brasil 212,5 mil toneladas, sendo o oitavo principal importador nacional.
Além do México, Chile, China, União Europeia, Argentina e Uruguai também informaram interrupção das compras da carne de frango do Brasil.
Uma fonte ouvida pela reportagem disse que a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil pode reduzir em até 150 mil toneladas mensais a quantidade de carne de frango exportada pelo país. Se esse volume se confirmar, empresários do setor deixarão de embolsar até US$ 250 milhões, ou mais de R$ 1 bilhão, por mês.
Por Globo Rural