Hoje, às 16h21, começa a primavera é marcada pela volta das chuvas

A primavera de 2021 começa no hemisfério Sul, região do globo terrestre onde está localizado o nosso país, nesta quarta dia 22.
A estação das flores, com é conhecida, tem início precisamente às 4 e 21 da tarde, pelo horário de Brasília, e termina ao meio-dia e 59 do dia 21 de dezembro, quando começará o verão.
A primavera marca a transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. Basicamente, significa o fim da estiagem e a volta das chuvas à maior parte do país.
Exceção geralmente feita apenas para uma porção das regiões norte e nordeste, em que, apesar de dias mais quentes, ainda são registradas poucas chuvas.
E como será a primavera 2021? Será que vai ter chuva suficiente para encher reservatórios, aliviando as crises hídrica e elétrica no Brasil?
De acordo com as mais recentes previsões dos meteorologistas, há possibilidade de chuva acima da média histórica no Norte, Centro e Leste do Brasil nestes próximos três meses, mas o volume não será suficiente para encher os reservatórios do país, que estão em níveis críticos em razão da pior estiagem das últimas 9 décadas.
Estiagem que deve continuar castigando os estados da região Nordeste e parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Nessas localidades, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica nesta primavera.
De modo geral, em outubro e novembro deve chover mais do que em dezembro. O último mês do ano deve ser o mês mais crítico da estação, com volume de chuvas abaixo da média histórica para o período.
Não que não vá chover. É provável que ocorram os grandes temporais característicos da época, mas em menor frequência e com menor volume do que o esperado para o mês – além disso, a temperatura também tende a ser maior do que o normal.