Brasil e Mundo

Demanda por Carne Bovina Deve Diminuir em 2025

Demanda por Carne Bovina Deve Diminuir em 2025

As projeções do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), divulgadas na sexta-feira (3), indicam que, em 2025, os investimentos na pecuária brasileira continuarão, porém, o crescimento da oferta de animais para abate, da carne e da demanda será menor em comparação ao ano anterior.

As previsões para a economia brasileira sugerem um aperto no poder de compra dos consumidores em relação a 2024. No cenário internacional, o avanço no volume das exportações também pode ser mais lento, mesmo com a possível abertura de novos mercados.

O câmbio poderá ter uma influência ainda maior nos custos de produção do setor. Nos primeiros meses do ano, o aumento do dólar no final de 2024 deverá impactar os custos.

Assim, a população tende a enfrentar um orçamento mais restrito, optando por carnes mais econômicas. No mercado externo, a China continuará comprando volumes significativos de carne brasileira. Em seguida, os Estados Unidos, Emirados Árabes e Chile são os principais importadores da carne bovina brasileira.

As compras norte-americanas podem permanecer elevadas, considerando que a recuperação do rebanho interno ainda está em andamento. Para o Oriente Médio, a expectativa é de um aumento na taxa de crescimento, e no caso do Chile, também é possível uma expansão.

Enquanto isso, nas propriedades pecuárias, a produção deve continuar firme, mas com um crescimento possivelmente menor que em 2024. Dados do IBGE até setembro mostraram um aumento de 19% no número de animais abatidos.

 

 

Hashtag:
SICREDI 02