Conta de energia elétrica deve ficar mais cara em agosto
A taxa extra na conta de luz dos brasileiros será maior em agosto. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), informou que a bandeira tarifária no próximo mês será vermelha patamar 1, o que implica na cobrança adicional de R$ 4 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Em julho, já houve valor adicional, mas a bandeira foi amarela, com cobrança de R$ 1,50 para cada 100 kWh.
A notícia pegou algumas pessoas de surpresa. Leide Vicente é doméstica e sabe do impactos gerados com o aumento da energia. Para ela, a mudança da bandeira tarifária é algo inviável.
O sistema tarifário aumenta a conta de luz em momentos de escassez de energia, quando podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. Assim, a decisão de subir a taxa extra foi influenciada pela previsão de chuvas para o mês, que aponta "vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios.
Segundo a Aneel, o período de seca vai exigir aumento da geração termelétrica, que produz energia mais cara. Com isso, esse simples movimento pode fazer a diferença no valor da conta de luz.
Antônio é cadeirante e depende de uma cadeira de rodas motorizada para a sua locomoção. O gasto de energia, que já é alto, deve ficar ainda maior, já que a bateria usada na cadeira precisa ser recarregada de três a quatro vezes ao dia.
Com o anúncio da bandeira vermelha, é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate de desperdício de energia. Agora, a palavra de ordem vai ser economia. (Com EPC)