Campeonatos de poker crescem e surpreendem o público
Nas últimas décadas o poker cresceu e se tornou uma modalidade esportiva de grande sucesso. Nesse espaço de tempo, o número de campeonatos regionais, nacionais e internacionais também aumentou e hoje em dia o alto nível dessas competições surpreende o público.
Campeonato brasileiro é um dos maiores do mundo.
Criado em 2006 por um grupo de entusiastas interessados na evolução do poker no Brasil, a Brazilian Series of Poker, conhecida como BSOP, se desenvolveu até se tornar uma das maiores séries de competições do mundo. Na prática, é o campeonato brasileiro da modalidade.
O circuito não parou de crescer desde sua criação e a cada ano acumula novos recordes e marcas cada vez mais importantes. Na estreia da competição, havia uma média de 60 participantes por etapa. Em 2010, o número já tinha aumentado para 630, uma porcentagem de aumento superior a 1.000%.
Poucos anos depois, uma das etapas da competição ultrapassou o recorde mundial do número de participantes e fez com que o torneio se tornasse o primeiro maior da América Latina e segundo maior do mundo.
Nesse período a competição também passou a contar até mesmo com etapas em solo internacional. A temporada de 2017 foi realizada em Punta del Este no Uruguai e a de 2019, que começa agora em fevereiro, estreia em Puerto Iguazu na Argentina.
A primeira edição do BSOP Iguazu havia ocorrido em 2018. Na ocasião, mais de 950 competidores se uniram para disputar a premiação do evento principal e o competidor argentino Oscar Hilario foi o vencedor.
Ao todo o BSOP conta com sete etapas disputadas em todos os principais destinos turísticos do país que valem pontos e premiações e no final do circuito, o atleta mais bem colocado leva o título de grande campeão.
Com a desse ano já são 14 temporadas de BSOP e o evento costuma ser equilibrado e contar com campeões de todos os cantos do país.
Para se ter uma ideia, nas últimas três edições os vencedores foram o paulista Rodrigo Caprioli (2016), o paranaense Afiff Prado (2017) e o sul-mato-grossense Saulo Sabioni (2018).
Campeonatos regionais conquistam destaque.
A Federação Paranaense de Texas Holdem (FPTH) foi fundada em 2008 para representar os interesses da Confederação Brasileira de Texas Holdem (CBTH) no estado e ampliar o interesse pelo poker no estado do Paraná.
Criado apenas um ano após a fundação da FPTH e três anos após o início do BSOP, o Campeonato Paranaense de Texas Holdem também conta com muito prestígio e percorre todo os estado, o que dá chance para que todos os paranaenses pratiquem o esporte das cartas.
O cenário competitivo da região é muito forte e a seleção formada pelos competidores paranaenses Alisson Piekazewicz, Daniel Almeida, Dayane Kotoviezy, Pedro Grochocki, Leocir Carneiro, Marcos Brito e Thiago Crema mostrou toda essa força quando venceu a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro por Equipes (CBPE).
O CBPE costuma ser realizado em São Paulo em conjunto do BSOP e após vencer as outras 19 seleções, o Paraná se juntou a São Paulo (2017), Santa Catarina (2016), Rondônia/Acre (2015), Amazonas (2014) e Rio de Janeiro (2013) como uma das detentoras do título.
O fato de nenhuma região ter conseguido conquistar o bicampeonato mostra como o poker está bem desenvolvido em todo o Brasil e também o alto nível que o cenário nacional já alcançou.
Eventos paralelos e internacionais também ganharam relevância.
Além dos grandes torneios brasileiros, o palco internacional também conta com competições surpreendentes e uma das maiores surpresas do ano ocorreu quando o atleta Ramón Collilas ganhou o famoso PokerStars Players Championship. O torneio contou com um buy-in impressionante de 25.000 dólares, mas as mesas foram disputadas por mais de 1.000 competidores graças a distribuição dos Platinum Passes, uma espécie de passe destinado aos vencedores de competições prestigiadas, como os eventos do BSOP.
A tentativa de obter os passes e participar do Players Championship movimentou o cenário internacional do esporte e o fato do campeão Colillas ter conquistado o título após ingressar no torneio com um deles entusiasmou os fãs do esporte ao redor do mundo.
Não faltam torneios para os entusiastas.
Em qualquer nível que se fale, não faltam torneios para os fãs e entusiastas dessa modalidade esportiva que não para de crescer e movimentar o Brasil e o mundo. Todas as competições mencionadas continuarão esse ano e 2019 promete ser ainda mais surpreendente.
Veja Também: