Brasil e Mundo

Bolsonaro nomeia Marcelo Recktenvald como novo reitor da UFFS

Bolsonaro nomeia Marcelo Recktenvald como novo reitor da UFFS

Terceiro colocado na eleição para reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , cuja sede fica em Chapecó (SC),Marcelo Recktenvald foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da sexta dia 30.

 

Essa é a sexta vez que o Governo Bolsonaro decide não seguir o primeiro nome da lista tríplice que as universidades federais enviam para nomeação do reitor; em outros cinco casos, o nome mais votado acabou sendo nomeado no cargo.

 

O Presidente da República tem a prerrogativa constitucional de indicar qualquer um dos três nomes da lista que lhe é apresentada pelas universidades, mas a nomeação do primeiro colocado no pleito eleitoral vinha sendo a praxe desde 2003, até ser rompida por Bolsonaro.

 

O docente que assumirá o cargo, inscreveu-se então na disputa no colégio eleitoral —que é a que decide a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação(MEC) — e ficou novamente em terceiro lugar, com apenas quatro votos. Acabou, no entanto, sendo escolhido por Bolsonaro.

 

O futuro reitor tem 44 anos, ingressou na instituição em 2010 e substituirá Jaime Giolo. A UFFS tem campi localizados em seis cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Cerro Largo (RS), Chapecó (SC), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR), Passo Fundo (RS) e Realeza (PR).

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02