Bolsonaro nomeia Marcelo Recktenvald como novo reitor da UFFS
Terceiro colocado na eleição para reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , cuja sede fica em Chapecó (SC),Marcelo Recktenvald foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da sexta dia 30.
Essa é a sexta vez que o Governo Bolsonaro decide não seguir o primeiro nome da lista tríplice que as universidades federais enviam para nomeação do reitor; em outros cinco casos, o nome mais votado acabou sendo nomeado no cargo.
O Presidente da República tem a prerrogativa constitucional de indicar qualquer um dos três nomes da lista que lhe é apresentada pelas universidades, mas a nomeação do primeiro colocado no pleito eleitoral vinha sendo a praxe desde 2003, até ser rompida por Bolsonaro.
O docente que assumirá o cargo, inscreveu-se então na disputa no colégio eleitoral —que é a que decide a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação(MEC) — e ficou novamente em terceiro lugar, com apenas quatro votos. Acabou, no entanto, sendo escolhido por Bolsonaro.
O futuro reitor tem 44 anos, ingressou na instituição em 2010 e substituirá Jaime Giolo. A UFFS tem campi localizados em seis cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Cerro Largo (RS), Chapecó (SC), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR), Passo Fundo (RS) e Realeza (PR).