Bebê segura o dedo de obstetra em parto cesárea e registro emociona
A foto do parto humanizado foi feita em Balneário Camburiú, Santa Catarina.
A fotógrafa especializada em nascimentos Bruna Costa fez um registro emocionante de um parto cesárea. No clique, Bruna conseguiu captar o momento exato em que o bebê agarrou o dedo da obstetra ao nascer.
“E quando a baby tira a mão para fora e pega na mão da obstetra antes mesmo de nascer”, escreve a fotógrafa em sua conta no Instagram ao compartilhar a imagem do parto cesárea . A recém-nascida, chamada Luana, é filha da catarinense Mariana Floriano de Senna, de Balneário Camburiú, que pareceu emocionada ao ver a cena. “Minha princesa! Minha vida! A mão mais linda que Deus criou, emocionante o nosso momento! Mamãe te ama!”, comenta na publicação de Bruna.
Depois do nascimento, que correu de forma tranquila e saudável, a pequena continuou, surpreendentemente, segurando a mão da obstetra e Bruna fez outro registro desse novo momento. “E a nossa bebezinha linda de ontem continuou segurando as coisas, menina forte”, escreve a fotógrafa.
Sensíveis e emocionantes, os cliques de Bruna tocaram os internautas, que reuniram uma série de comentários positivos tanto sobre o momento quanto sobre o trabalho feito pela fotógrafa.
“Parabéns pelo registro e sensibilidade”, diz uma seguidora. “Se você não ganhar um prêmio com essa foto, a gente inventa um para você”, escreve outra. “Que cena linda!”, completa mais uma.
Parto cesárea humanizado
O parto cesárea de Mariana Floriana de Senna foi humanizado, respeitando os processos naturais da criança e da mãe.
O debate sobre a humanização do parto é cada vez mais forte entre mães e profissionais da saúde. Com o crescimento da preocupação de uma gestação segura e respeitosa, novas formas de pensar o parto começam a surgir. Além do parto normal humanizado, algumas mulheres estão buscando a cesárea humanizada. Como foi o caso de Mariana, mãe da pequena registrada pela fotógrafa Bruna, pelo que indica uma das hastags usadas pela profissional nas fotos.
A premissa é a mesma: o processo de gerar e dar à luz é humano, natural e instintivo. Ou seja, a saúde física e emocional da mãe e do bebê é respeitada durante os nove meses de gravidez, durante o parto e o pós-parto, visando sempre o bem-estar de ambos. Quando acontece um parto cesárea , isso também é levado em conta, a diferença é que há a intervenção cirúrgica durante o nascimento para garantir a saúde dos dois. (Com Delas - iG)
Veja Também: