A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICAPI, realizam no próximo dia 27 de junho, a 8ª Conferência do Direitos da Criança e do Adolescente.
Com início previsto para às 08 horas, o evento será realizado nas dependências do Sindicado dos Funcionários Públicos Municipais de Pinhão – SIFUMPI.
O tema a ser discutido este ano será “ Diversidade e Enfrentamento das Violências “. Além da discussão dos eixos, deverão ser deliberadas propostas de políticas relacionadas em nível municipal, visando contribuir na elaboração do diagnóstico local e na efetivação dos direitos das Crianças e Adolescentes.
Estão convidados a participar todos os cidadãos, principalmente, crianças, adolescentes, entidades, instituições, conselhos de direitos setoriais e/ou profissionais, órgãos do sistema de justiça, programas e serviços públicos e/ou privados, representantes do legislativo, dentre outros.
Por assessoria
Veja Também:
O acidente fatal que vitimou a zootecnista Luciane Silvestri Araújo na noite dessa quinta dia 21, no KM 389 da PR-170, trouxe à tona um debate sobre o perigo da rodovia que liga Guarapuava a Pinhão, passando por Entre Rios.
A notícia da morte de Luciane foi recebida pela comunidade guarapuavana com grande comoção. Ela era esposa do fotógrafo Almir Soares Júnior e trabalhava na Cooperaliança Carnes Nobres.
De acordo com informações preliminares do acidente, repassadas ainda nesta quinta dia 21, pelo Corpo de Bombeiros, Luciane capotou o carro que dirigia após deslizar o veículo em um carregamento de soja que havia sido derrubado no trecho por um caminhão. Apesar de ser necessário uma perícia da Polícia Civil para confirmar a possível causa do acidente, nas redes sociais, diversas pessoas mencionaram que já passaram por situações semelhantes no caminho para a colônia.
Uma usuária mencionou ter passado por situação parecida, porém, em um trecho diferente da PR-170, próximo a pedreira.
"Tinha muita soja mas graças a Deus consegui parar o carro no acostamento da pista contrária."
Um carreteiro mencionou que no quilômetro onde o acidente ocorreu, os caminhões precisam andar em velocidade reduzida devido ao trecho “ser pesado”. Devido a isso, segundo o motorista, muitas vezes a carga não chega a ser derramada pela estrutura do caminhão, mas sim por pessoas que tentam saquear a carga.
Devido o trecho ser pesado os caminhões andam em uma velocidade extremamente baixa, por isso ali ficam pessoas abrindo as carretas pra derramar carga e eles saquearem. Eu por exemplo quando carrego a noite prefiro dormir na Agromalte do que fazer uma viagem de uma hora por causa de bandidos.
BALANÇO
Números da Polícia Rodoviária Estadual indicam um aumento do número de acidentes de trânsito na PR-170. Entre os KM 387 e 392, por exemplo, o acidente de Luciane foi o nono registrado pela polícia apenas neste ano. No mesmo trecho, em 2017, foram 13 acidentes e, em 2016, outros 13.
O balanço da PRE mostra também que, em 2017, dois capotamentos também foram registrados no trecho onde Luciane se acidentou.
“Existem vários fatores que podem influenciar em acidentes naquela região, entre eles, a estrutura da pista e, também, a velocidade”, informou o primeiro-tenente Zarpelon, da PRE.
No levantamento da PRE, ainda entre os KM 387 e 392, só foi registrado um derramamento de carga neste trecho da rodovia. Porém, não é descartada a possibilidade de que outros já possam ter acontecido no mesmo local.
“Geralmente nós ficamos sabendo quando há derramamento porque precisamos acionar quem faça a limpeza desse material. Porém, pode acontecer de haver carga na pista e o próprio caminhoneiro providenciar a retirada desse material”. (Com RSN)
Veja Também:
Na noite desta terça dia 20, um motorista fugiu do local com o carro após atropelar uma pedestre na PR-170, em Pinhão.
O acidente foi registrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros, no KM-432 da rodovia.
No local, os socorristas prestaram os primeiros atendimentos a pessoa identificada com iniciais L. D. L., de 44 anos.
Ela teve ferimentos moderados e foi encaminhada para atendimento médico no Hospital Santa Cruz.
O nome do motorista não foi identificado, pois o mesmo fugiu do local. (Com PGN)
Encerramento da Campanha do Agasalho 2018 aconteceu neste ultimo sábado dia 16, e contou com todas a entidades organizadoras como Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, Radio Pioneira, Provopar, Lar do Idoso São Francisco, Paróquia Divino Espirito Santo, Grupo de Jovens São João Paulo II, Defesa Civil e todos que de uma maneira ou outra puderam fazer a sua contribuição!
Sem dúvidas a Campanha vai esquentar o inverno de muitas pessoas já que as arrecadações foram um sucesso.
Veja Também:
A grande final do Campeonato Municipal de Futsal Masculino 2018 foi disputada na noite de sábado, 15 de junho, e mesmo com o frio, muitas pessoas compareceram no ginásio do Complexo Rubens Spengler reuniu para assistir Nosso Supermercado/Chama Gás “A” e São Geraldo / Água Verde.
Os jogadores do Nosso Supermercado/Chama Gás “A” aproveitaram melhor as oportunidades de gol e ficaram com o titulo da competição após vencer a equipe do São Geraldo / Água Verde.
Antecedendo a disputa do titulo, a equipe Panteras da Noite venceu o Magnus e concluiu a competição com o a terceira posição na tabela.
O artilheiro do campeonato foi Joair Machado, atleta do Nosso Supermercado/Chama Gás “A” com 20 gols. Já a defesa menos vazada foi da equipe do Nosso Supermercado/Chama Gás “B”.
Foram disputadas 49 e partidas entres as 20 equipes participantes e o saldo de gols da competição foi de 387.
Após o encerramento da disputa final, o Secretário Municipal de Esportes Josoel de Moraes agradeceu todas as equipes que participaram da competição e todos os envolvidos para a realização de mais um grande evento esportivo na cidade. (Com Gshow)
Veja Também:
Na noite de segunda dia 18 de junho, a ACOMUP – Associação Comunitária do Moradores de Pinhão, realizou uma reunião no distrito de Santa Maria, tendo como pauta a realização do programa O Dia do Bairro. A abertura das atividades será na próxima quinta-feira, dia 21 e as equipes permanecem na comunidade até que os trabalhos se concluam.
Os moradores apresentaram as demandas da comunidade, as quais devem ser atendidas pela Prefeitura durante a realização das ações do programa, que conta com manutenção da rede de iluminação pública, recuperação das ruas, roçada, coleta de entulhos, serviços de saúde e recreação.
Estiveram presentes no local os secretários das pastas de Administração Adilson José da Fonseca, de Agricultura Darci Jocoski, de Infraestrutura e Viação Denílson de Oliveira, de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel, o prefeito Odir Gotardo e representantes da ACOMUP.
“O Dia do Bairro já atendeu diversas demandas dos bairros Dois Irmãos, Araucária e São Cristóvão. As ações solucionaram problemas antigos apontados pelos moradores destas comunidades”, destacou o secretário Valter Israel.
“A proposta do programa O Dia do Bairro é descentralizar o governo e chegar na comunidade oferecendo o maior número possível de serviços públicos”, salientou o prefeito Odir Gotardo. (Com Gshow)
Veja Também:










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-09-11-20252_large.png)


-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







