A Prefeitura de Pinhão, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, está desenvolvendo desde o mês de novembro o Programa Municipal de Controle Ético de Animais – PANACEIA.
No início do ano de 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, grande número de cães abandonados pelas ruas foi um dos primeiros temas a ser discutido. Em uma reunião que aconteceu nas dependências da Secretaria de Agricultura, local onde funcionava o departamento de Meio Ambiente, foram estabelecidas estratégias para solucionar o problema.
Em pouco mais de dois meses a iniciativa da Prefeitura de Pinhão por meio do PANACEIA, já realizou mais trinta procedimentos de castração, o que representa centenas de filhotes a menos abandonados pelas ruas. Além de fornecer ração, medicamentos e realizar campanhas educativas, o PANACEIA também consiste na castração de cães (fêmeas), as quais foram abandonadas nas ruas da cidade e hoje estão sobre os cuidados dos projetos Abrace e Adote e Cibele CãoMigão.
O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel destaca que se as pessoas tiverem mais consciência, mais respeito, mais responsabilidade, logo o município não terá mais esse problema. “A administração está fazendo sua parte, porém é extremamente importante a comunidade entender que abandonar é errado e, que quando se tem um animal de estimação, como por exemplo, um cão, além de mantê-lo dentro dos limites do seu pátio, ele também precisa de cuidado e atenção”.
Veja Também:
Após conseguir ficar entre os melhores da chave prata e depois permanecer por vários anos sem disputar o Campeonato Paranaense de Futsal, a Secretaria Municipal de Esportes confirmou a participação da equipe Pinhãoense na competição masculina da chave bronze em 2019.
Para formar o elenco a diretoria corre atrás de reforços com experiência, mas também aposta em pratas da casa. Até o momento quatro atletas já estão confirmados: O Ala/fixo Bruno Alexandre Yukio Imai (japonês) que já atuou pelo CAD, Prudentópolis e BEC, Murilo Ribeiro que atuou em Guarapuava e Laranjeiras na prata e, Cantagalo, Pinhão e Pitanga na bronze, Anderson (Bob) que atuou pelo Clube Atlético Cantagalo na temporada 2018 e Fernandinho, que disputou a Taça Bronze pelo time do AEL na temporada 2018. Fernandinho e Bob são pinhãoenses.
“Sempre sonhamos em reativar o futsal de alto rendimento na cidade e graças às parcerias estamos conseguindo viabilizar esse projeto que tem o objetivo de novamente proporcionar alegria a todos que gostam desta modalidade esportiva”, disse o secretário de Esportes, Josoel de Moraes.
Por Assessoria
Veja Também:
Crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Acolhimento e do município de Pinhão, participaram de mais um super programa de final de semana. Desta vez o passeio contou com visitas em vários pontos turísticos de Curitiba, capital do estado do Paraná.
No roteiro de visitas na capital do estado, as crianças e adolescentes conheceram o Jardim Botânico, o Jardim das Sensações, o Zoológico, o Bosque do Alemão, a Opera de Arame e Parque Tanguá. O programa dia foi concluído com uma sessão de cinema e um passeio no shopping.
Os passeios fazem parte de um cronograma de atividades elaborada pela assistente social Raquel Sliachticas, que está coordenando o serviço a cerca de um mês. “Percebi que eles estavam muito presos à rotina do dia a dia e por isso elaborei várias atividades para que eles pudessem conhecer outras experiências e esta oportunidade trouxe curiosidades, risos e muita diversão para as crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento de Pinhão”.
Por Assessoria
Veja Também:
A Prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria de Assistência Social está realizando uma colônia de férias para crianças e adolescentes inclusos nos projetos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A iniciativa tem como objetivo oferecer atividades lúdicas, esportivas e culturais durante o período de férias escolares.
Os oficineiros estão realizando exibição de filmes educativos, oficina de contação de histórias, jogos, produção de desenhos e gincanas. Na tarde de quarta-feira, 30 de janeiro, aconteceu a competição da torta na cara, atividade que envolveu todos em um grande espirito de alegria e diversão, tanto que até os professores entraram na brincadeira.
“O objetivo da colônia de férias é promover atividades de recreação e lazer para as crianças que já são atendidas pela rede de Assistência Social, através de uma programação diversificada”, afirma a Secretaria Maria do Belém Syroka.
Veja Também:
As crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento de Pinhão foram presenteadas com um dia de atividades radicais. Desta vez a assistente social Raquel Sliachticas levou a garotada para visitar a Reserva Ninho do Corvo e o Salto São Francisco.
O Ninho do Corvo esta localizada no município de Prudentópolis. O local tem uma área de 18,50 hectares, possui oito quedas d’ água e diversas opções para uma diversão radical, entre elas a tirolesa.
Raquel conta que inicialmente os pequenos ficaram com receio, mas logo entraram na brincadeira. “Para incentiva-los eu fui a primeira a descer na tirolesa, depois eles tomaram coragem e não queriam mais parar, ou seja, a diversão foi garantida”.
O Salto São Francisco está localizado em plena Serra da Boa Esperança, na tríplice fronteira entre as cidades de Prudentópolis, Turvo e Guarapuava. Com 196 metros de queda, é uma das maiores cachoeiras da região sul do Brasil. O Parque ainda possui outros dois saltos, que podem ser vistos a partir da trilha que percorre a superfície do vale e a margem do rio.
“Conhecer a cachoeira e a exuberante natureza encontrada naquele lugar foi uma experiência incrível, que oportunizou novas vivências e gerou conhecimentos aos pequenos”, concluiu Raquel.
“Estas atividades são inéditas, mas já refletem diretamente no comportamento social destas crianças e adolescentes. Vamos continuar incentivando para que verdadeiramente eles vivam de uma forma cada vez mais prazerosa”, explica a secretária de Assistência Social, Maria do Belém Syroka.
Veja Também:
Na última sexta dia 01, a Polícia Militar foi procurada por uma pessoa, moradora de Foz do Areia.
O homem, relatou, que estava em sua residência quando chegou sua irmã, em estado de choque, nervosa e chorando, informando que teria sido violentada sexualmente em um carreiro que liga a Vila da Copel À Vila Santa Maria em meio a um matagal e que o suspeito do fato seria um homem trajando bermuda e regata escura.
A mulher teria dito ainda que o suspeito fazia uso de tornozeleira eletrônica.
A vítima confirmou os fatos e relatou que o autor a segurou, tampando sua boca e lhe apertado o pescoço com as mãos falando para que a mesma mantivesse relação sexual ou a mataria, e naquele local o autor do fato teria tirado o short da vítima e realizado a conjunção carnal sem o consentimento.
Com as informações repassadas pela vitima, a equipe iniciou buscas nas imediações a fim de localizar o autor sendo que de imediato populares informaram que um morador local, possuía as mesmas características mencionadas.
Deslocado até a residência deste, sendo localizado arrumando uma mochila de viagem a fim de evadir-se. Foi dado voz de prisão e conduzido para a delegacia de polícia civil de Pinhão para serem tomados os procedimentos cabíveis e a vitima encaminhada ao hospital Santa Cruz para atendimento médico que permaneceu internada para medicação.










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-09-11-20252_large.png)


-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







