Nesta segunda, dia 01 de fevereiro, aconteceu na Câmara Municipal de Ibema a primeira sessão ordinária da gestão.
Estiveram reunidos vereadores, Presidente do Legislativo o Vereador Dionathan Santos, munícipes e Secretário de Planejamento Gildo Santos.
O Presidente da casa deu início aos trabalhos pedindo proteção divina, e pedindo leitura da Ata da Sessão extraordinária que aconteceu em janeiro para eleição das comissões. Sem pauta no pequeno expediente passou a palavra livre.
Durante a palavra livre, o Vereador Altevir Lorençatto explanou sobre a situação das estradas rurais e ruas urbanas do município. Relatou ainda que em conversa com o Secretário de Viação e Obras Altair, devido as chuvas intensas nos últimos dias não foi possível dar continuidade a programação que haviam dado início de restauração das estradas e ruas, mas que em breve tudo se encaminha. Ainda falou sobre a frota de máquinas pesadas que o município tinha e parte destas foram leiloados pela gestão anterior, das cobranças da população e do anseio por melhorias que os munícipes cobram diariamente ele e seus companheiros de Legislativo.
Por sua vez o Vereador Adão Adair Bandeira também comentou sobre as estradas e também pediu que a população tenha paciência que tudo se resolve.
O Vereador José Bonfim deu as boas vindas aos novos eleitos e disse que estão ai para trabalhar pelo bem comum do município e população.
Então o Vereador Dilso Padilha, agradeceu a presença da esposa Valdineia e sua filha Vitória, agradeceu a todos e ainda disse que como já foi dito pelos colegas, não existe mais problemas partidários e que são uma equipe para trabalhar pelo povo.
Em seguida o Vereador Junior Padilha concordou com os colegas que são uma equipe para trabalhar juntos pelo bem de todos.
E o Vereador Fidelcino dos Santos também agradeceu a todos e disse que está a disposição da população.
Já por sua vez o Vereador Jeferson Ferreira fez indicação para que o Executivo disponibilize um carro em específico para pacientes do CEONC, que a pedido do seu eleitor Seu Moacir, paciente oncológico, relata ser muito sofrido para ficar esperando horas até os demais pacientes ficarem prontos. Em seguida pediu para que a Prefeita ou Secretário responsável lhe de uma justificativa por que do Assessor Jurídico da prefeitura, Antonio Marcos Daga, ter recebido gratificação de 100% sobre seu salário base, considerando que em tempos de crise não existe justificativa para tamanho aumento para um servidor.
Por fim, vereador Paulo Passos disse estar a disposição da população e também do Executivo para juntos realizarem um bom trabalho, ainda parabenizou indicação do Vereador Jeferson e comentou que já foi motorista da saúde e sabe o quanto os pacientes debilitados sofrem.
Sem mais assuntos o Presidente desta Casa de Leis Vereador Dionathan Santos encerrou a Sessão e convidou a todos para a próxima segunda, as 19 horas, para mais uma sessão ordinária deste Legislativo. (Com Assessoria).
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente através do Secretário Sergio Aparecido de Souza, está incentivando e conscientizando a população Ibemense para a continuidade da separação dos resíduos domésticos e demais.
O Secretário lembra que a separação de materiais recicláveis e outros resíduos evita a contaminação, preserva o meio ambiente e gera renda e trabalho para os agentes ecológicos.
A Coleta Seletiva é realizada todas as segundas e quintas-feiras e orienta que sejam seguidas as demais orientações abaixo:
Materiais Recicláveis:
O morador deve separar vidros, plásticos, metais e papéis.
Resíduos Orgânicos:
Os resíduos orgânicos seguem para o Aterro Sanitário.
Limpeza Pública:
A poda e conservações das árvores das ruas serão realizadas pela Prefeitura.
Podas de Árvores:
As podas de árvores serão permitidas somente nos meses de junho, julho e agosto. Os cortes de árvores sem permissão da Prefeitura estão sujeitos a multas.
O Secretário reforça para que a população siga com as demais dicas (folders) e coloca-se a disposição para demais informações no (45) 3238 13 47.
Na noite deste domingo dia 31, a Polícia Militar de Ibema foi acionada por uma moradora da Rua Paraíba no Bairro Fátima, a qual relatou que chegou em sua residência, por volta das 20h00min, e se deparou com a janela arrombada e a casa toda revirada, com várias marcas de sangue e rastos com barro por toda casa e notou que foram furtados alimentos e algumas peças de roupas.
Um dos ladrões ficou ferido ao arrombar a vidraça da janela.
A equipe realizou buscas nas proximidades, contudo nenhum suspeito foi localizado.
A Polícia Militar de Ibema conta com a colaboração da população para denúncias de suspeitos através dos serviços 190 e (45) 9 91363938.
A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
A Agência de Empregos de Ibema comunica que a Unidade da Coopavel de Ibema tem 06 vagas de emprego temporário para Serviços Gerais, dentre as oportunidades há 01 vaga para auxiliar de Classificação (balança) para interessados com idade de 18 a 45 anos.
Para o setor de Serviços Gerais os requisitos são idades de 20 a 45 anos.
A entrevista será até terça dia 02/02 das 8:30 às 12H no escritório da empresa.
Mais informações na Agência de Empregos de Ibema (45) 3238 13 47.
Na quinta dia 21, a Prefeita de Ibema, Viviane Comiran e sua equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, comandada por Sergio Aparecido de Souza, recebeu a visita do Gerente Regional de Cascavel do agora IDR-Paraná, antiga EMATER José Lindomir Pezenti e da Representante do Chefe do Núcleo da SEAB de Cascavel Luana Fernandes.
Foram tratados assuntos ligados a pasta e do termo de cooperação técnica visando elaboração de um plano de trabalho integrado com o setor da agricultura do município.
A prefeita recebeu os visitantes nas dependências do IDR-Paraná, destacou a importância da agricultura para a economia do município, enfatizando a agricultura familiar e sua importância para o desenvolvimento de IBEMA, dizendo que já existem demandas para treinamento em várias áreas, inclusive para a agroindústria familiar, oportunidade em que empenhou total apoio da sua administração as parcerias visando a melhorias do setor agrícola.
O gerente regional do IDR-Paraná, também reforçou a importância de se trabalhar de forma integrada especialmente para atender os agricultores familiares.
Por sua vez Luana Fernandes cumprimentou a Prefeita em nome do Chaves, Chefe do Núcleo e também em nome do Secretário de Estado de agricultura e Abastecimento – SEAB, Sr. Norberto Ortigara e fez uma explanação sobre os principais programas do Estado para o setor agropecuário, que podem atender os municípios e agricultores, colocando a SEAB à disposição para atendimento a administração municipal e também aos produtores do município.
O extensionista do IDR-Paraná do município de Campo Bonito Cesar Junior Lurczaki foi quem agendou a conversa com a equipe e também participou da reunião, pois, a partir de agora vai passar a atender o município de Ibema duas vezes por semana.
O Extensionista Roberto Zardo, também participou da reunião por atuar em vários municípios da região na área de organização rural de agricultores familiares.
Na reunião ficou definido a elaboração de um Plano de Trabalho Integrado para a agricultura e posteriormente a assinatura do termo de cooperação técnica entre o município de Ibema e o IDR-Paraná.
Houve uma demanda por parte do IDR-Paraná para reforma das atuais instalações do IDR-Paraná, que são compartilhadas com a Secretaria Municipal de Agricultura de Ibema, visando atender melhor os produtores e demais munícipes que possam precisar dos atendimentos dos órgãos no município.
O gerente regional se colocou a disposição da administração e sua equipe, complementando que além do extensionista Cesar J. Lurczaki, o plano de trabalho pode contemplar a participação de profissionais de diversas áreas dos quadros do IDR-Paraná, para o atendimento das demandas da agricultura familiar no município. (Com Assessoria).
A Prefeita Viviane Comiran participou na manhã da última sexta dia 22, em Cascavel de uma reunião na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
(Foto: Assessoria).
Essa é a primeira reunião do ano com a presença de todos os prefeitos e prefeitas do Oeste do estado eleitos no último dia 15 de novembro e oportunidade para que todos possam a partir de agora trabalhar em conjunto para o desenvolvimento desta que é uma das regiões mais necessitadas de investimentos do Paraná.
A Prefeita acompanhou todos os assuntos debatidos dentre eles o novo modelo de concessão das estradas do Paraná, para que o conselho de usuários, a sociedade paranaense organizada, bem como todo o setor produtivo, possam dar sua contribuição nas discussões e definirem juntos a melhor alternativa para os pedágios no Estado.
A Prefeita também falou dos projetos futuros para o município de Ibema, busca de recursos na esfera Federal e Estadual e colocou-se a disposição dos prefeitos dos municípios circo – vizinhos para a troca de idéias e formalização de um trabalho em conjunto.