Nesta segunda dia 23, ocorreu, no Fórum Eleitoral de Guaraniaçu (PR), a doação de kits de materiais de higiene e proteção contra Covid-19 que não foram utilizados nas Eleições Municipais 2020. Os itens foram entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e para a Secretaria de Educação e Cultura do município.
Ao todo, foram doadas 16 garrafinhas de álcool em gel de 215ml, 100 recipientes de álcool em gel de 400g, 25 garrafas de álcool líquido de 500ml, 20 face shields e 645 máscaras descartáveis.
Os materiais, recebidos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foram, inicialmente, destinados a pessoas que atuaram como mesárias e colaboradoras da Justiça Eleitoral no primeiro turno de votação. Por não terem sido utilizados, os itens foram, posteriormente, entregues às instituições.
O chefe de cartório de Guaraniaçu, José Augusto Hillmann Xavier, afirma que o objetivo da doação é auxiliar na retomada das aulas (que foram suspensas por conta da pandemia), visando a higienização e proteção de professores e alunos. Ele explica que mesários também participaram da arrecadação, pois alguns devolveram os itens não utilizados no dia de votação, sendo estes, mais tarde, doados.
Presenças
No momento da doação, estiveram presentes o prefeito de Guaraniaçu, Osmário de Lima Portela; a secretária de Educação de Guaraniaçu, Ana Rosa Gregorio; a diretora da APAE de Guaraniaçu, Maricleia Gemelli Chaves; e o chefe de cartório, José Augusto Hillmann Xavier.
Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
Como planejar sua semana, planejar seu dia e como começar a se organizar do início. Mas eu ainda não expliquei o que é organização pessoal.
Organização pessoal, de uma maneira bem geral, é a capacidade que temos de seguir planejamentos de ações e manter uma ordem, seja no ambiente ou no sistema que você usa para se organizar.
Essa definição é para ser levada a risca? Não. Por exemplo, nem sempre vamos conseguir seguir um planejamento e tudo bem. Isso não quer dizer que não somos mais pessoas organizadas.
Este texto é uma introdução a organização pessoal, como você pode começar, como organizar sua vida e que métodos usar.
Porque a organização pessoal é importante
Quando nos organizamos, conseguimos otimizar melhor nosso tempo, ou seja, mais tempo para nós, para nossa família e para nossos amigos. Sua vida fica mais tranquila quando está organizada. Claro que existem vários outros fatores para uma vida tranquila, por isso a organização pessoal vai entrar mais como um complemento para te ajudar.
Depois que passei a me organizar melhor (e fazer terapia também) consegui começar a colocar meus projetos para frente.
Não foi de um dia para noite. Foi um processo longo. Alguns projetos ficaram para trás nesse percurso, mas consegui concluir vários e foi uma das melhores sensações da minha vida.
Outra forma que a organização me ajudou foi a liberar minha mente de preocupações com prazos e tarefas. Minha cabeça costuma ficar muito cheia de tarefas para fazer. Isso me gera muita ansiedade. Ter um lugar para colocar essas tarefas e ter a segurança de que estão lá, me deixa bem mais tranquila. Ainda rola ansiedade às vezes com isso, mas bem menos. Eu perdia muitas noites de sono antes, hoje não mais.
Organizando a sua mesa:
Ter uma mesa organizada faz parte da organização pessoal, pois vai influenciar diretamente na forma como você trabalha ou estuda. Seu espaço de trabalho tem que está organizado para te ajudar. As coisas têm que estar no lugar e a mão. E você tem que saber onde cada coisa está para não perder muito tempo procurando. Não precisa ser minimalista, tem que funcionar para você.
Tenho vários portas lápis, tenho uma caixa de entrada para colocar papéis e minhas gavetas têm vários nichos para colocar pequenas coisinhas e mais washi tapes.
Organização Pessoal na Agenda:
Agenda é um item básico da organização. Eu uso desde criança, mas naquela época era muito por diversão ou registro. Usava como se fosse um Bullet Journal.
É importante deixar claro que na agenda só vai suas atividades agendadas, que seria compromissos dificilmente adiáveis. Como por exemplo: dias de pagamentos, consulta no médico, aulas, reuniões, eventos, etc.
Você até pode colocar um outro tipo de compromisso na agenda que chamamos de compromissos planejados, que são tarefas que você criou, mas podem ser adiados tranquilamente, por exemplo: pagar a conta nesse dia antes do dia de pagamento, dia de estudar para a prova, dia de planejar a semana, enviar e-mail sobre reunião, etc.
É legal diferenciar esses compromissos planejados na sua agenda. Eu uso agenda digital hoje em dia e coloco a cor cinza nesse tipo de compromisso. Cuidado para não colocar um monte de tarefas na sua agenda. Não coloque tarefas que você deseja fazer naquele dia. Sua agenda não é uma lista de desejos. Na sua agenda só entra o que realmente é muito importante.
Divida suas tarefas em tarefas menores:
Quando temos uma tarefa, podemos dividi-la em tarefas menores e distribuí-las durante a semana ou semanas, dependendo do seu prazo. Isso facilita na hora de tirar um projeto do papel.
Um exemplo: você vai lançar um curso, sua tarefa principal é lançar o curso. Mas isso nem é uma tarefa, é um projeto de tão grande que é. Então vamos dividi-la em tarefas menores: pesquisa, planejamento, produção, pós-produção. Cada uma dessas podemos dividir ainda mais. Em pesquisa podemos dividir em pesquisa na internet, pesquisa de público, pesquisa de plataformas, etc. Em planejamento vai ter planejar objetivos, didática, módulos do curso, formatos, conteúdo, etc. E assim vai.
Você pode subdividir em pequenas tarefas quantas vezes precisar. Pode colocar prazos também. Se quiser se aprofundar mais nessa técnica, ela é baseada no método de desenvolvimento ágil de softwares chamado Scrum.
Otimizando o tempo:
Agora algumas dicas para otimizar o tempo. Gosto de fazer isso quando estou em salas de espera, ônibus, viajando, essas coisas que não estão no nosso controle e temos que esperar mesmo.
Nesse tempo de espera eu adoro ler. Aproveito para adiantar meus livros. É uma forma de organização pessoal. Otimizando o tempo que antes não seria usado, agora estou usando para adiantar uma leitura.
Mas agora vem uma grande observação. Não estou dizendo para você pegar todos os seus momentos vagos e preencher com atividades. Não faça isso, só se você quiser.
Use métodos para organização pessoal:
Existem vários métodos de organização pessoal. Vamos falar de alguns deles. Primeiro o Kanban. Ele é o mais simples e popular. Consiste em você ter 3 colunas onde você organiza suas tarefas em “a fazer”, “em andamento” e “feito”.
A ferramenta online Trello é ótimo para usar o método do Kanban.
Existe outro método para definição de metas chamado de SMART, que é uma sigla em inglês para 5 critérios que você pode utilizar para definir suas metas: S (específico), M (Mensurável). A (atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Outro método, este para a organização da casa, mas pode interferir na sua produtividade também, é o método Konmari da Marie Kondo, escritora do livro A Mágica da Arrumação e Isso me traz Alegria. O método dela está ligado ao que você vai manter ou descartar e onde cada coisa vai ficar na casa. É interessante, bom para quem curte o minimalismo. Mas dá pra aproveitar alguns conselhos que ela dá. Eu li o primeiro livro dela e quero ler o segundo, que dizem ser bem melhor e mais condizente com a nossa realidade.
Organização pessoal nas finanças
Esse tópico merece um texto só para ele! Organização pessoal pode sim ajudar muito na área financeira da sua vida. O método? Hoje uso basicamente planilhas.
Você pode usar planilhas digitais ou no papel, o que funcionar para você. E aqui vale testar. Eu testei muito e ainda testo. Ainda gostaria de achar um app perfeito para anotar meus gastos pessoais.
Use apps para organização pessoal:
Tem muitos aplicativos que podem te ajudar a se organizar na vida.
Já digo que meu preferido é o Trello
E planners e listas de tarefas?
Sim, você pode usar esses métodos também! Amo listas aliás! E como sei que muita gente também ama planners, listinhas e outras papelarias criativas para se organizar
Bônus: desligue as notificações
É uma dica mais relacionada a produtividade, mas também tem tudo a haver com organização, pois se você está distraído demais, você não consegue se organizar. Uma das melhores coisas que fiz foi colocar meu celular no silêncio 24h por dia. Quando estou esperando uma ligação eu ativo o som de novo. Nem todo mundo pode fazer isso, mas se você puder desativar o som do celular quando estiver trabalhando, estudando ou fazendo algum planejamento, seria ótimo. Vai te ajudar muito!
E foi isso! Espero que este texto te ajude a iniciar essa jornada no mundo da organização pessoal.
Direct: apaixonada_por_organizacao
Na tarde desta sexta dia 20, deu entrada no IML de Cascavel o corpo do idoso identificado como Luiz Bertes de 73 anos.
Conforme informações o idoso possivelmente entrou em óbito por causas naturais a cerca de dois dias antes e somente nesta sexta o corpo encontrado por um vizinho.
Após autopsia o corpo foi liberado aos familiares para velório e sepultamento.
Inquérito:
O Del. Dr. Bruno Falci instaurou um inquérito policial de “situação de morte a apurar” sem indícios de crime.
Um laudo de necropsia será emitido pelo IML de Cascavel.
A partir de segunda dia 23, serão ouvidas as pessoas próximas da vítima.
Nesta sábado dia 21, a reportagem do Portal Cantu e Cantu FM foi procurada para contribuir com mais uma ação solidária.
Desta vez todos nós e vocês ouvintes e internautas unidos somaremos forças e vamos ajudar o caminhoneiro"Belli de Guaraniaçu".
Infelizmente o trabalhador Guaraniaçuense conhecido como “Belli” teve seu caminhão envolvido em um acidente na sexta dia 13. O motorista dele carregou uma carga de madeira para Fortaleza e em Minas Gerais seu caminhão acabou tombando ficando totalmente destruído. Por sorte o motorista teve apenas ferimentos leves.
(Foto - Arquivo Pessoal).
“Belli” tinha seu caminhão como única fonte de renda, e atualmente não tem condições de reformá-lo.
Ele precisa de ajuda para a reforma, para que possa voltar a trabalhar.
“Belli’’ registrou seu pedido de ajuda na página da “Doação Legal/ Todos pelo Belli” e conta com a colaboração de todos.
As doações podem ser feitas pela Ag: Banco do Brasil.
Ag: 1350-1
C/c: 22099-0
Nome: Osilda G.S. Belli.
Telefone para contato: (45) 9 9965 7069.
Desde já o trabalhador e toda a família agradecem de coração a todos os colaboradores.
A Audiência será realizada no dia 04 de dezembro, iniciando Às 9:00 horas e acontecerá no centro cultural Caetano Bernardo Filho.
São convidadas para essa Audiência a população em geral, Órgãos Públicos, Associações de Classe e entidades diversas.
Para cumprir as determinações e recomendações da saúde, a organização estará adotando medidas de prevenção ao COVID-19, como obrigatoriedade de utilização de máscara, disponibilização de álcool gel 70%, higienização do local e distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes.
A Administração municipal e a empresa DRZ Consultoria, que estará realizando a Audiência Pública, ressaltam a importância da participação de todos, pois, o plano diretor tem uma validade de 10 anos, e assim, todas as próximas ações do Município deverão e estarão de acordo com esse plano.
Ao participar, você estará contribuindo com a nossa Cidade, participe!
A secretaria de finanças de Guaraniaçu, por meio do Secretário João Batista, informa aos servidores públicos municipais que a partir de amanhã, dia 20 de Novembro, já estará disponível o valor total, ou seja, na integralidade, do 13º (décimo terceiro) salário.
De acordo com o Secretário, “o depósito integral na conta do servidor, é reflexo de uma Administração enxuta e responsável, uma vez que, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas por todos os municípios do país, a prefeitura municipal de Guaraniaçu garante, em uma única parcela, esse direito do funcionário público”.
Ainda, conforme João Batista, este é e sempre será um compromisso do Prefeito Osmário Portela: “valorizar aquele e aquela que fazem muito pela nossa cidade”.
O valor total disponibilizado pela prefeitura para o pagamento do “décimo” ultrapassa a cifra de R$ 1.360.000.00 (um milhão trezentos e sessenta mil reais), dinheiro esse, que poderá aquecer a venda no comércio local, colocar as contas em dia, realizar aquela viagem ou até mesmo ser investido pelo servidor.
O prefeito, reeleito, Osmario Portela se diz “satisfeito por ter uma equipe de trabalho, que, encerra o primeiro mandato, cumprindo com o que foi planejado como metas Administrativas”, pois, segundo Osmario, “o mesmo funcionalismo que agora recebe o décimo terceiro em parcela única é o mesmo funcionalismo que colaborou para que a Máquina Administrativa funcionasse a todo vapor em prol dos munícipes, mas também, de olho nas boas práticas de gerenciamento para que houvesse o maior aproveitamento dos recursos públicos”.
Osmário, ainda lembrou que “o pagamento não fragmentado do décimo, também chamado de gratificação natalina demonstra a boa gestão da atual Administração, cuja preocupação é servir cada vez mais e melhor”.