Curso oferece até 50 vagas para ingresso no segundo semestre de 2021.
Candidatos interessados em ingressar no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Realidade Brasileira, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, têm até o dia 31 de março para efetuar a inscrição.
A especialização é destinada a portadores de diploma de ensino superior que atuam como educadores de escolas públicas, dirigentes, lideranças e técnicos de organizações, cooperativas e sindicatos, preferencialmente na região sudoeste do Paraná.
O curso será ofertado na modalidade remota e, na medida em que seja garantida a biossegurança em relação a pandemia da covid-19, presencial. As aulas presenciais acontecerão na Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), localizada em Francisco Beltrão – PR.
Seleção de candidatos
São ofertadas até 50 vagas para ingresso no segundo semestre de 2021. Os interessados em participar do processo de seleção podem se inscrever até 31 de março de 2021.
As inscrições são realizadas exclusivamente on-line, na página do curso, através do formulário de inscrição.
Processo de seleção e início das aulas
O processo seletivo será constituído por duas etapas:
– Análise do currículo e do memorial descritivo, de caráter eliminatório e classificatório;
– Entrevista, de caráter classificatório.
A divulgação do resultado final do processo seletivo deve acontecer a partir do dia 23 de abril e o início das aulas está previsto para o dia 12 de maio de 2021.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 149/GR/UFFS/2021.
A Secretaria de Saúde de Guaraniaçu informa que nesta quinta dia 25, o cronograma de vacinação contra a Covid-19, contempla idosos com 75 anos Completos e Maiores de 75 anos que ainda não receberam a 1°Dose do imunizante.
Informamos também que, quem se enquadra nesta etapa da vacinação deverá comparecer na Unidade de Saúde Central de Guaraniaçu das 8:30 ás 16:45min; munidos de Documentos Pessoais (RG e CPF) e Carteira de Vacinação SUS.
Não se esqueçam. As normas de Segurança devem ser respeitadas. Uso de máscara e Distanciamento Social são Obrigações de todas as idades.
A Vacinação também pode ocorrer na forma Drive Thru (no carro).
*Idosos com mobilidade reduzida e acamados receberão a vacina em casa (mediante prévio agendamento e disponibilidade de profissionais aplicadores). (Com Secretaria de Saúde/Assessoria).
Mercado de bicicletas tem crescimento de 18% na pandemia.
Em março do ano passado, as primeiras medidas de isolamento social foram implementadas no Brasil para impedir o avanço do coronavírus. Por promover aglomerações, muitas pessoas passaram a evitar o transporte público para se locomover nas cidades. Com isso, uma “velha” conhecida de duas rodas voltou a ganhar o protagonismo nas ruas: a bicicleta.
Ao mesmo tempo, aqueles que estavam acostumados a praticar esportes indoor encontraram nas bikes a possibilidade de manter a rotina de exercícios, mas com um grande e importante diferencial: o ar livre. Com essa tendência fortalecida, segundo dados do governo federal, só no ano de 2020 foi registrada a abertura de 4.800 empresas que desempenham atividades econômicas relacionadas ao setor de bicicletas no Brasil, o que representa um crescimento de 26% em relação a 2019. No Paraná, segundo dados do Cadastro Sebrae de Empresas, são 2.333 negócios ativos no segmento. Em 2020, no estado, foram abertas 302 empresas no ramo e, em 2019, foram 256 novas. A maioria dos negócios são de micro e pequenas empresas.
“É um ramo que está em constante crescimento, representando uma boa oportunidade de negócios para o micro e pequeno empreendedor. Afinal, além da comercialização da bike propriamente dita, os clientes também têm necessidade de equipamentos de segurança (como capacetes, sinalizadores luminosos, óculos) e que tornam o uso das bikes mais confortável”, pontua a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich.
Renato Muller é empreendedor no ramo, com loja especializada no comércio e serviços para ciclistas, em Curitiba. Ele conta que inaugurou o empreendimento há dois anos, mas que, especialmente na pandemia, contabilizou um aumento significativo na procura por bicicletas.
“Tivemos uma procura alta até agosto do ano passado, mas depois começou a faltar bicicletas no mercado. Com isso, começamos vender até mesmo as bicicletas mais caras que eram as únicas disponíveis”, relata Muller.
Com a situação da pandemia em crescente de casos, inúmeras indústrias do setor precisaram paralisar a produção de bicicletas completas. Percebendo que a demanda continua alta e sem produtos que atendam a procura, Renato decidiu investir em uma nova forma de comercialização. A ideia é comprar separadamente os poucos componentes disponíveis em fábricas diferentes, montar as bicicletas em Curitiba e, com isso, possivelmente até mesmo lançar uma marca própria.
Em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do Paraná, o empreendedor Gilmar Golemba Santana também está animado. A empresa foi inaugurada em meio a pandemia e, por esse motivo, algumas dificuldades foram sentidas ainda no começo da empresa. Porém, segundo ele, a grande procura e aceitação dos clientes está tornando o projeto bem-sucedido.
“No começo, o nosso maior desafio foi a falta de mercadoria. Como muitos produtos são importados, algumas distribuidoras ficaram sem margem de produtos e tivemos que adaptar o nosso estoque. Aos poucos, conquistamos o nosso espaço e agora conseguimos manter um número razoável de produtos, atraindo mais os clientes”, relata Gilmar.
Ainda de acordo com o empreendedor, que começou a vivenciar o mundo das bikes muito antes da loja, quando ainda era ciclista amador, a procura por esse tipo de esporte tem sido cada vez maior e isso tem impulsionado a empresa.
“Vemos que as pessoas têm vinculado a saúde com a prática de esportes e o ciclismo tem sido uma opção bastante procurada porque a partir de variedade de fornecedores, condições de pagamento e produtos, conseguimos vender para pessoas de diversas classes sociais”, destaca o empresário.
Diante desse cenário promissor, a consultora do Sebrae/PR reforça: apesar de ser um nicho em expansão e com crescimento considerável, antes de investir no ramo, é preciso ter certos cuidados.
“É importante gostar da atividade para que possa transmitir entusiasmo aos interessados em iniciar a prática do pedal; observar novidades do mercado e buscar atrair os praticantes através de diferenciais que personalizem o atendimento. O uso de redes sociais com dicas de equipamentos, uso correto dos materiais, compartilhamento de trajetos e a personificação do perfil são fatores bem interessantes para promover a empresa também”, finaliza Angélica. (Com Assessoria SEBRAE-PR).
Nesta quarta dia 24, Prefeito Osmário Portela e o vice- prefeito José Gracioso receberam a visita dos assessores do Deputado Federal Schiavinato.
Anderson Bento Maria e Givanildo Dalabrida vieram para reafirmar parceria do Deputado com o município de Guaraniaçu.
O prefeito fez alguns pedidos de emendas para vários setores entre eles, sala de corte para cooperativa de caprinos e ovinos, três ônibus para secretaria de educação, um trator, uma plantadeira agrícola e caminhão de lubrificação para o comboio de máquinas.
O encontro foi acompanhado pelos Secretários Municipais, Eloi tonial, Viação e Obras, Renato Dri, Secretário de Esportes, Ezequiel Balcrvicz, Secretário Geral, Vereador Leandro Rigo e o Diretor do Departamento de Transporte Escolar, Carlinhos Cassimiro. (Com Assessoria).
Um veículo Citroen C4, de cor prata, com placas HTJ2J89, foi furtado nesta terça dia 23, em Quedas do Iguaçu.
O proprietário, A.N., residente na Rua Indaiá, Bairro Pindorama, relatou que o carro estava com problemas no alarme e havia sido trancado apenas na chave.
O portão de sua residência estava encostado, o que facilitou a entrada do ladrão, que ainda não foi identificado.
Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo e o suspeito informar a Polícia Militar pelo 190 ou (46) 3532 19 77. (Com Click3).
As autoridades identificaram oficialmente o condutor de uma Fiorino que morreu na noite desta terça dia 23, em uma violenta colisão contra um veículo Corsa na PR-456 em Palmital, trata-se de Dorides José da Silva de 67 anos.
No Corsa com placas de Palmital estavam o motorista de 44 anos, uma passageira de 46 anos e uma criança de 11 anos.
O motorista e os passageiros do Corsa sofreram ferimentos graves. De acordo com a PRE, após atendimento dos primeiros socorros, os feridos tiveram encaminhamento para o Hospital de Campo Mourão.
A rodovia ficou interditada nos dois sentidos durante o atendimento do acidente.










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)









