Apesar de estarmos vivendo um período de combate ao Covid-19, não devemos esquecer os cuidado no combate a Dengue.
Segundo as Agentes de Endemias do Município, em 2019 foram encontrados 6 amostras de larvas do pernilongo Aedes Aegypti em alguns pontos da cidade, já em 2020, de janeiro a maio, 15 pontos foram encontrados em todos os bairros do Município.
“A situação também é preocupante e devemos redobrar nossa atenção e cuidados com nossas residências. A equipe dos Agentes de Endemias visitam cerca de 30 casas, terrenos baldios e comércio todos os dias, realizam a vistoria e se houver criadouro de larvas, é realizada a notificação e orientação de quais medidas deve ser tomada pelo proprietário”. Destacou a Agente de Endemias Eva Machado.
Especialmente após dias de chuva, é importante eliminar os recipientes que podem acumular água, mas só jogar a água fora não é garantia de que as larvas foram exterminadas.
“Quando encontrar um recipiente com água acumulada, é importante que a água seja jogada fora, e o recipiente lavado com água e sabão, pois os ovos ficam impregnados nas paredes do recipiente. Realizando a lavagem com água e sabão e colocando o recipiente em local em que não tenha contato com água, assim estaremos eliminando os ovos e as larvas do pernilongo”. Orientou Miriane Ribeiro, Agente de Endemias.
As equipes Rotam juntamente com equipe do pelotão de Cantagalo, deslocaram até a linha Janjão onde segundo denuncias anônima estariam ocorrendo uma festa com aglomeração de pessoas.
Sendo que ao se aproximar do local foi possível visualizar que varias pessoas correram em direção a uma área de mata, sendo que ficou no local uma pessoa posteriormente identificada, sendo que a equipe visualizou que ele jogou alguns objetos em um fogo que tinha próximo a ele, sendo que foi possível visualizar que um dos objetos jogados pelo mesmo caiu no chão, sendo constatada que seria uma bucha de substancia análoga a cocaína, sendo feito busca pessoal nele porem mais nada de ilícito foi localizado.
Sendo assim dado voz de prisão ao mesmo e deslocado até a residência dele, no bairro Cantagalinho em Cantagalo, onde ele franqueou a entrada da equipe para realizar buscas, sendo localizado em cima de uma estante mais uma bucha de substancia análoga à cocaína.
Diante dos fatos foi encaminhado o autor e a droga até a 2ª SDP para os procedimentos cabíveis. (Com e103)
A Polícia Militar de Marquinho recuperou na manhã deste domingo, 17, a camionete L200 furtada em Laranjeiras do Sul no sábado dia 16, na Rua Tiradentes.
A camionete com placas APZ 3810 é de propriedade do empresário conhecido como Formiga da terraplanagem.
Ela foi vista em fuga pulando quebra molas próximo a Praça do Cristo, na sequência foi vista na estrada de calçamento que liga a Comunidade Alto São João, em seguida indo em direção ao Rio Gavião.
Na manhã deste domingo em rápida ação da Polícia Militar, o veículo foi recuperado na Ponte do Piquiri em Marquinho, os dois indivíduos que roubaram o veículo foram presos e entregues juntamente com a camionete recuperada na 2ª SDP de Laranjeiras do Sul. (Com Olho Aberto).
Um homem de 58 anos morreu vítima de atropelamento por volta das 21h40min deste domingo dia 17, no quilômetro 430 da BR-277 em Virmond.
De acordo com a PRF, uma Fiat/Strada de cor vermelha com placas de Virmond, atropelou um homem que andava sobre a pista de rolamento, o atropelado estaria embriagado, conforme depoimentos de seus familiares.
O Condutor sem nenhum indício de embriaguez foi orientado a deixar o local em virtude da garantia de sua segurança e de seus familiares, tendo em vista que familiares da vítima estavam no local, bastante alterados e com visíveis sinais de embriaguez.
A causa provável do acidente segundo a PRF foi embriaguez do pedestre andando sobre a pista de rolamento, o homem atropelado não teve a identidade revelada.
O corpo foi encaminhado ao IML de Guarapuava para as providências. (Com PRF).
Neste domingo dia 18, a Polícia Militar atendeu duas ocorrências de disparos de arma de fogo.
A primeira situação aconteceu por volta das 20h30min no Bairro Bom Pastor, onde um adolescente estava em via pública quando acabou sendo baleado no abdômen, possivelmente disparado por uma arma cal.22.
Ele consciente foi socorrido por um parente que lhe encaminhou ao Pronto Atendimento.
A vítima informou a PM que desconhece quem seria o autor do disparo.
A segunda situação aconteceu por volta das 23h05min em um bar na Vila Rural.
Após um desentendimento um homem foi baleado na clavícula, sendo socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento.
A Polícia Militar já possuí a identificação do autor e em conjunto com a Polícia Civil trabalham no caso.
Neste domingo dia 17, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota confirmando o 2º caso de Covid -19 no município.
Trata-se de uma idosa que encontra - se em recuperação, sem sinais de complicações, mas está em internamento hospitalar.
Todas as providências e medidas de isolamento estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde seguindo o protocolo do SESA e 10ª Regional de Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça os pedidos a população que cumprem com as orientações de isolamento social evitando "visitas" mesmo com vizinhos e familiares e saiam de casa somente o necessário e usando máscaras.(Fonte: Secretária de Saúde).










-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







