Na noite deste domingo dia 09, houve um capotamento de um veiculo Astra, cor cinza, ocorrido na rodovia PR 170 um pouco antes do bairro Dois Irmãos.
De acordo com informações preliminares do Posto de Bombeiros Comunitários de Pinhão, dos 05 ocupantes do veiculo, 03 foram conduzidos ao hospital local em estado grave.
As vítimas foram atendidas e encaminhadas ao Hospital local.
Intolerâncias, alergias alimentares e opção por alimentação vegana motivaram o desenvolvimento de pesquisas na área de Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul.
Quem coordena as pesquisas é a docente do Curso de Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Larisssa Canhadas Bertan, em parceria com os professores Cátia Tavares dos Passos Francisco e Luciano Tormen. As pesquisas também contam com a colaboração de estudantes da graduação e do mestrado, seja em projetos de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso ou dissertações.
Larissa relata: “há mais ou menos 4 anos resolvi investir em pesquisas sobre o desenvolvimento de produtos veganos, não apenas para o público vegano, mas para pessoas que, assim como eu, possuem algumas alergias. Confesso que tem sido desafiador, afinal temos memória desses produtos elaborados com leite”.
Ao longo desse período, vários produtos foram desenvolvidos, entre eles, extratohextrato vegetal a base de castanha, sobremesa cremosa sabor chocolate, doce de leite a base de castanha, bebida fermentada e sorvetes veganos.
Uma das primeiras pesquisas desenvolvidas para as pessoas com alergia a proteína do leite, intolerantes à lactose e veganos foi a “sobremesa cremosa vegana sabor cacau. A pesquisa foi executada pela discente e agora engenheira de alimentos Flávia Letícia Sanches com a colaboração da discente Eliane Pompeu de Jesus.
Outro projeto executado pensando nas pessoas alérgicas e veganas foi o desenvolvimento de extrato hidrossolúvel vegetal a base de castanha. Esse extrato serviu de base para o desenvolvimento de outros produtos, sendo executado pela discente e agora engenheira de alimentos Ana Camila Schmitz. A partir dos extratos vegetais de castanha a discente Yara Prock da Silva colaborou na elaboração do doce de leite vegano.
Além destes, atualmente, está sendo desenvolvido um projeto para elaboração de bebida fermentada vegana, utilizando fontes alternativas. Conforme Larissa, “estamos testando vários sabores como morango, maçã com canela, entre outros. A expectativa é fazer análises sensoriais no próximo ano, para analisar a aceitação do produto. Esse projeto é executado pelos discentes Eliane Pompeu de Jesus e Luan Gabriel Techi Diniz.
A docente relata que “as pessoas que possuem alguns tipos de alergia sentem falta de certos produtos no mercado e foi pensando nisso que resolvemos elaborar um sorvete vegano”. O projeto é executado pelo discente Luan Gabriel Techi Diniz com colaboração da discente Eliane Pompeu de Jesus.
Sobre os desafios futuros, a docente comenta que “muitos produtos interessantes serão desenvolvidos, analisados e testados, pois as ideias não param”. Larissa agradece aos alunos orientados que resolveram abraçar esse desafio.
A atual Administração Municipal adquiriu um caminhão prancha para transporte de maquinários.
Um verdadeiro auxílio para os nossos funcionários que estão readequando as estradas rurais de Rio Bonito do Iguaçu. Esta é a diferença.

Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
Vou contar um segredo: ARRUMAR A CASA É DIVERTIDO
O processo de verificar como você se sente a respeito das coisas que possui, identificando aquelas que cumpriram sua função, expressando sua gratidão e se despedindo delas é, na verdade, uma forma de se conhecer melhor.
A única coisa que você precisa fazer é seguir a ordem certa. Então providencie muitos sacos de lixo e prepare-se para a diversão.
Comece pelas roupas, depois passe para os livros, documentos, itens variados e, por fim, artigos de valor sentimental.
Seguindo essa ordem, seu trabalho fluirá com facilidade surpreendente. Começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você irá aperfeiçoar sua capacidade de decisão aos poucos, e quando chegar a ultima categoria o processo vai parecer simples.
Para fazer o trabalho com mais eficiência, recomendo dividir a primeira categoria – roupas – nas seguintes subcategorias:
Blusas (camisas, suéteres, etc)
Partes de baixo (calças, saias, etc)
Roupas de pendurar (blazer, casacos, ternos, etc)
Meias
Roupas íntimas
Bolsas
Acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc)
Roupas para ocasião especiais (biquínis, sungas, uniformes, etc)
Sapatos
Obs: inclui bolsas e sapatos na categoria das roupas
Roupas
Começar com as roupas da estação seguinte, que não estão sendo usadas no período seguinte, que não estão sendo usadas no período. Como as roupas de outras estações não são necessárias de imediato, é mais fácil avaliar se lhe trazem alegria ou não.
Nessa etapa, sugiro que as pessoas se perguntem: “será que vou usar está roupa novamente no próximo verão/inverno?” “ou então:” terei vontade de vestir isso amanha se a temperatura mudasse de repente?”.
Se a resposta for NÃO ou NÃO TENHO CERTEZA, jogue a peça fora. Se foi algo que você usou bastante, expresse sua gratidão e desapegue. Não tenha medo de ficar sem ter o que vestir. Pode parecer que você descartou coisas demais; contudo, se lhe restarem as roupas de que realmente você gosta, você terá ficado com a quantidade de roupa que realmente precisa.
Em seguida, passe para a estação vigente:
LEMBRE-SE de dois pontos importantes:
Recolha absolutamente todas as peças de roupa da casa e avalie-as uma a uma.
Roupas de usar em casa
A meu ver, não faz sentido manter roupa que não gostamos para usá-las em casa e na hora de relaxar. Nossos momentos em casa são preciosos e não devemos ser menosprezados apenas porque ninguém vai nos ver. Portanto a partir de hoje, acabe com o hábito de reaproveitar peças que não lhe agradam como roupas de usar em casa.
É importante usar roupas que reforcem uma auto-imagem positiva.
]Dormir com roupas velhas é confortável, mas não é nem um pouco atraente – e isso tem um enorme impacto em sua auto-imagem e, consequentemente, em sua autoestima.
Arrumando as roupas
Dobre do jeito certo e acabe com o problema do espaço.
O ato de dobrar significa bem mais do que simplesmente deixar as roupas compactadas para facilitar o armazenamento. É um gesto de cuidado, uma expressão de amor e gratidão pela maneira como elas protegem nosso corpo. Nesse processo temos a oportunidade de examiná-las uma a uma, avaliando o seu estado e os nossos sentimentos em relação a elas.
Sabemos que o toque carinhoso dos pais possui um efeito calmante nas crianças. De forma semelhante, uma massagem firme, porém gentil, com as mãos é bem mais eficaz para relaxar músculos tensionados do que ser esmurrado por uma máquina massageadora. A energia que flui das mãos parece curar tanto o corpo quanto a alma.
O mesmo vale para as roupas. Quando seguramos uma peça e dobramos com cuidado, acredito que lhe transmitimos energia. Dobrar da maneira correta deixa o tecido esticado, evita que amasse e dá mais elasticidade e resistência ao material.
Como dobrar
A melhor maneira de dobrar para conseguir a aparência perfeita.
O primeiro passo é imaginar como o interior das gavetas ficam quando você tiver terminado o trabalho.
O segredo é arrumar na vertical e não na horizontal. Para arrumar as roupas na vertical, elas precisam ficar mais compactas, o que significa que terão mais dobras.
O objetivo é deixar cada peça no formato de retângulo liso
No caso de camisas, primeiro dobre os dois lados para dentro, no sentido do comprimento, de modo que forme um retângulo comprido.
Dobre as mangas, em seguida, dobre o retângulo ao meio, juntando uma ponta a outra, e então dobre ao meio novamente
Se preferir em vez de fazer a segunda dobra ao meio, você pode dobrar um terço e depois outro terço.
A peça deve ser dobrada até que fique na altura da gaveta.
Você deve dobrar de tal forma que a peça consiga ser mantida em pé.
Se a dobrar estiver um pouco firme e desmoronar, é sinal de que o seu jeito de dobrar não é adequado pra esse tipo de roupa.
Cada peça tem um ponto secreto que a deixa na forma ideal, isso varia de acordo com o material e o tamanho, portanto é preciso ajustar o método até descobrir o que funciona melhor.
Não é difícil: basta ajustar a altura da dobradura de maneira que a peça se mantenha em pé.
Tecidos finos e moles: podem ser dobrados de forma mais compacta
Tecidos volumosos: devem ser menos compactadas.
Dicas, sugestões e dúvidas entrem em contato comigo pelo instagram: Apaixonada_por_organizacao
Nesta noite de domingo dia 09, Bombeiros Comunitários de Guaraniaçu com apoio de bombeiros de Cascavel combateram um incêndio em uma residência de madeira localizada no centro da cidade na Rua Tapejara na propriedade da Srª Eva Belém Duarte dos Santos.
Na casa residia um filho de Eva que não estava no local.
Moradores das proximidades auxiliaram no combate das chamas.
Os bombeiros combateram o restante das chamas, mas a casa foi totalmente destruída pelo fogo.

(Foto: Bombeiros).
As chamas estavam se alastrando para outra residência ao lado e graças a ação rápida dos bombeiros o fogo foi contido.
A Polícia Militar esteve no local e registrou o sinistro.
A Polícia trabalha com uma linha investigativa de incêndio criminoso.
Um grave acidente foi registrado no início da noite deste domingo na PR 158 em Rio Bonito do Iguaçu.
As informações dão conta que uma ocorrência do tipo Capotamento de um veículo Corsa, de cor branca, sendo que as vítimas ficaram presas nas ferragens.
Três pessoas feridas, um casal e uma criança de 2 anos de idade, segundo informações o condutor do Corsa foi identificado como Anderson Camargo, morador do município de Saudade do Iguaçu.
O corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado para dar atendimento a ocorrência e equipes da Saúde Municipal também estão atenderam a ocorrência.






















