Receita Federal alerta para o Golpe do Amor
Golpes por e-mails são bastantes comuns, muita gente já aprendeu a identificar. A Receita Federal já emitiu inúmeros alertas sobre mensagens falsas em nome da instituição.
O problema é que os estelionatários tem encontrado formas cada vez mais complexas para enganar as pessoas. Um tipo de extorsão que tem chamado a atenção da Receita Federal e voltou a ser aplicada, é o golpe do amor, onde os golpistas se aproveitam da fragilidade emocional das vítimas para pedirem dinheiro.
Nesse golpe os bandidos se passam por estrangeiros com boas condições financeiras e simulam um relacionamento amoroso com a vítima. Depois de se declararem apaixonados eles dizem enviar presentes que supostamente ficam presos na aduana.
A auditora da Receita Federal, Giovana Longo, explica ainda que os bandidos solicitam da vítima, dinheiro para retirar o suposto presente retido na aduana. Se passando por agentes federais eles passam um número de conta corrente para o depósito do dinheiro.
Muitas quadrilhas chegam a montar sites de empresas de remessas falsas com códigos rastreadores. A Receita Federal explica que no site existe uma lista com todas as companhias autorizadas a fazerem esse serviço, qualquer cobrança de taxas aduaneiras é feito por um documento de arrecadação de receitas federais, o Darfe e nunca por depósitos em conta corrente. (Com Catve)
Veja Também: