Brasil e Mundo

Polícia alerta sobre golpe que clona conta do WhatsApp; veja dicas de segurança

Polícia alerta sobre golpe que clona conta do WhatsApp; veja dicas de segurança

A Polícia Civil alerta a população sobre um golpe que faz cada vez mais vítimas na Grande Curitiba: a clonagem da conta do WhatsApp. Segundo as investigações, os estelionatários conseguem enganar o consumidor a ponto de conseguirem o código de segurança do seu celular, que permite o total controle sob o aplicativo.

 

O delegado Emmanoel David, da Delegacia de Estelionato de Curitiba, explicou que os golpistas usam como isca, por exemplo, quem faz anúncios em sites de vendas. “Eles pegam o número da vítima e a adicionam no WhatsApp. Ali já aparece a foto dela e, em seguida, eles mandam uma mensagem, dizendo que são clientes interessados no produto que ela está vendendo. Ao longo da conversa, os indivíduos cadastram o número dessa pessoa no chip deles, enviando um código de segurança para o aparelho dela”, disse em entrevista à Banda B.

 

De acordo com ele, é aí que a situação fica ainda mais perigosa, já que os estelionatários convencem a vítima a passar o código para eles. “Na maioria das vezes, sem saber que se trata de um golpe, a pessoa fala o número para os golpistas. A partir daí, os criminosos desabilitam o WhatsApp no aparelho dela e habilitam no deles”, completou.

 

Com o aplicativo em mãos, eles mandam mensagens para todos os contatos, contando histórias diferentes para conseguir dinheiro. “Eles se passam pela vítima e fingem que ela está com dificuldades financeiras, que está perdida no pedágio, ou que precisa de um valor para comprar algo. Nisso, familiares e amigos fazem o depósito”, relatou o delegado.

 

Dicas de segurança


Segundo David, a principal dica para evitar esse tipo de golpe é nunca repassar códigos de segurança para pessoas estranhas. “Nunca repasse, para quem quer que seja. E é sempre bom lembrar que grandes empresas não mandam mensagens por SMS pedindo dados. Ou elas trabalham com e-mail ou simplesmente não mandam nada”.

 

Caso você seja vítima de clonagem do celular ou da conta do WhatsApp, é importante registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil e entrar em contato com familiares, avisando sobre o golpe. É possível também mandar um e-mail para o suporte do próprio aplicativo, por meio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Com Banda B)

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02