Saúde & Beleza

Dia Mundial da Saúde: hábitos simples e acompanhamento periódico geram longevidade

Dia Mundial da Saúde: hábitos simples e acompanhamento periódico geram longevidade

Neste domingo, 7 de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Governo do Paraná ressalta o impacto positivo de hábitos de vida mais saudáveis, na perspectiva de envelhecer melhor, com qualidade de vida. Alimentação adequada, prática frequente de atividade física, acompanhamento periódico da saúde, sono de qualidade e convívio social são alguns dos fatores que influenciam a longevidade.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a população mundial está envelhecendo, o que culminou na Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No Paraná, a população idosa é de 1,9 milhão de pessoas, o equivalente a 16%.

Dentro desse panorama, a Secretaria da Saúde trabalha numa perspectiva de atendimento integral, acompanhando as ações municipais. “Temos uma série de políticas públicas para que o envelhecimento aconteça com saúde no Paraná, para que a população receba todo o acolhimento, atendimento e atenção necessária em todas as fases da vida”, diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a Atenção Primária tem um papel fundamental nesse ciclo, pois é onde o cuidado em saúde acontece mais próximo do cidadão. Em 2023, as equipes da saúde nos municípios realizaram 27.347.165 atendimentos individuais e 41.354.630 procedimentos nos estabelecimentos. São 653 postos e 2.059 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos 399 municípios.

No cuidado à pessoa idosa, a Atenção Primária à Saúde também assume um papel relevante no reconhecimento e atenção daquelas que se encontram em condição de fragilidade, que necessitam de assistência diferenciada, ou seja, por meio de atendimento e acompanhamento de rotina, como também se beneficiando de atividades de promoção da saúde e prevenção.

"Longevidade é mais do que viver por muito tempo, é viver mais e com boa saúde, e isso implica em alguns cuidados que podem garantir uma vida mais longa, saudável e com qualidade. A promoção da saúde em todas as fases do curso da vida contribui para o processo de envelhecer mais ativo e com qualidade, o que impactará significativamente em maior autonomia e capacidade funcional na velhice", afirma o secretário.

A Secretaria da Saúde lista algumas dicas para uma vida longa e com qualidade:

- Inclua atividade física na rotina, movimente-se. Tenha em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e no lugar em que for possível, é melhor do que não fazer nada.

- Alimentação saudável, preferindo alimentos frescos e mais naturais, comida feita em casa.

- Aproveitar os momentos de lazer e cultivar o convívio social e familiar.

- Ter um sono de qualidade, o que impõe organizar o ambiente para descansar e uma rotina de horários.

- Evite fumar. Caso seja uma pessoa tabagista, procure tratamento no serviço de saúde para parar de fumar.

 

COMEMORAÇÃO

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da OMS e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.

Hashtag:
SICREDI 02