Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Turma do ‘Nosso Amiguinho’ faz apresentação para alunos da Rede Municipal visando o Combate ao Trabalho Infantil

Rio Bonito - Turma do ‘Nosso Amiguinho’ faz apresentação para alunos da Rede Municipal visando o Combate ao Trabalho Infantil

 

O projeto é autoria da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com apoio da Associação Adventista Paranaense.

 

Na manhã desta quarta-feira, 19, no Centro Cultural de Rio Bonito do Iguaçu, aconteceu à apresentação da Turma do ‘Nosso Amiguinho’ para alunos da Rede Municipal de ensino.

 

Centenas de crianças das quartas e quinta séries de escolas da cidade, do interior e dos assentamentos assistiram as belíssimas apresentações do grupo teatral, este vinculado à Associação Adventista Paranaense com sede em Curitiba.

 

Segundo a coordenadora das apresentações e representante da associação, Ana Íris, o projeto procura envolver por meio de brincadeiras as crianças sobre os abusos que podem acontecer.

 

“A gente tenta envolver na mente das crianças que o trabalho quando passar a ser demais é prejudicial. A criança deve estar na escola. É um tipo de peça teatral que ensina a criança em forma de brincadeira como é importante estar na escola, se interessar por leituras de livros e como cuidar deles, coisas desse tipo”, explica Ana Íris.

 

São quatro apresentações, duas na parte da manhã e duas a tarde para poder abranger a todos os alunos.

 

“A segunda apresentação ela alerta sobre o abuso infantil, que ninguém pode tocar no corpo das crianças sem elas quiserem, que ela tem que contar tudo para os pais. Mesmo que os pais também façam algo, ela tem que confiar e contar para alguém terceiro. Essa é uma forma criativa de ensinar as crianças para que elas possam sentir confiança e falarem sobre o que estão passando. A maioria das crianças hoje que são abusadas, elas se calam. Por conta desse projeto, conseguimos ouvir de crianças que relatam situações como ‘tia está acontecendo algo’. A gente fica feliz que de alguma forma conseguimos alcançar o nosso objetivo”, relata a coordenadora do grupo teatral.

A organização do evento foi da Assistência Social, através da secretária Suzana Brasil, com apoio das assistentes sociais Renata Feltes e Silvana Martis e demais da equipe.

 

Por parte da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, se fez presente a secretária Fernanda Santi e sua equipe, onde através do transporte escolar, trouxeram as centenas de alunos para prestigiarem a apresentação.

 

Ambas secretárias agradeceram o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) pelo apoio na realização do evento.

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02