Rio Bonito - Secretaria de Saúde de alerta para intensificação de vacinação contra a Febre Amarela
Com o aparecimento de casos de Febre Amarela no Paraná a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu alerta a população ainda não vacinada para procurar uma unidade de saúde e realizar a vacina.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.
Os sintomas são dor de cabeça, febre baixa, calafrios, náuseas, fraqueza, vômito, dores no corpo e nas articulações, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Na fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins e sangramentos na pele.
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. No ciclo da febre amarela silvestre, macacos infectados pela doença são picados por mosquitos haemagogus e sabethes.
Eles então picam seres humanos, que passam a carregar o vírus. No ciclo da febre amarela urbana, os mosquitos Aedes aegypti que também transmite a dengue, picam seres humanos infectados e transmitem o vírus a outras pessoas.
A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde do nosso município em qualquer época do ano.
É importante saber que uma única dose da vacina já deixa o individuo protegido contra a Febre Amarela, se você já tem uma dose da vacina em sua carteirinha já está imunizado.
Procure o posto de saúde mais próximo da sua residência para realizar a vacina ou tirar dúvidas.
Indivíduos com idade maior que 60 anos não necessitam fazer a vacina assim como, gestantes e mulheres que estão amamentando não podem realizar.
Por Assessoria
Veja Também: