Rio bonito - Primeira criança é vacinada no município
A primeira criança foi vacinada contra a Covid-19, em Rio Bonito do Iguaçu, na manhã desta terça-feira(18).
A informação é da Enfermeira Chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elizabete Silvestre. A primeira vacina infantil foi aplicada na Emanueli Alves de Oliveira, de 09 anos, filha de Edinelson e de Adriele Prudente. Segundo a Elizabete, as doses de vacinas infantis já estão disponíveis na Clínica de Especialidades, no horário das 8 às 11h30min e das 13 às 16h15min.
Um dos pais, ou responsável, necessariamente, deverá acompanhar a criança quando da vacinação, apresentando a carteirinha de controle vacinal, cartão SUS e o CPF. Segundo a enfermeira, se não tiver o CPF o cartão SUS já é suficiente. Preferencialmente a vacina será aplicada nas crianças com morbidades, como foi feito para adultos e adolescentes.
Segundo o Ministério da Saúde, as doses serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa. As vacinas são parte do contrato assinado pelo Ministério da Saúde com a Pfizer em novembro de 2021. Ao todo, o termo prevê a entrega de 100 milhões de novas doses de vacina em 2022, incluindo todas as faixas etárias que podem ser incorporadas ao PNO.
As doses serão entregues às unidades federativas de forma proporcional à população de crianças em cada estado e no Distrito Federal. A Enfermeira Elizabete Silvestre tem outras informações, inclusive para os adolescentes e adultos quanto à vacinação contra a Covid-19, em Rio Bonito do Iguaçu. Destaca que para os adolescentes de 17 à 12 anos, está sendo aplicada a segunda dose e para adultos além da segunda dose, o reforço.
A Elizabete Silvestre informa que hoje, terça-feira(18), foram abertos frascos com doses das vacinas Janssen e Butantan. Que as pessoas que têm que tomar as vacinas, procurem imediatamente a Clínica de Especialidades, com documentação pessoal, carteira de vacinação e o Cartão SUS.
Por - Assessoria