Rio Bonito - Estado promove dia “d” de vacinação em 11 de junho para atualização de todos os imunizantes
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove no próximo sábado (11) o Dia D de Vacinação no Paraná, para atualização da carteirinha da população em geral, seja nas estratégias de rotina ou nas campanhas vigentes do Ministério da Saúde.
A ação foi proposta após a baixa cobertura dos imunizantes já elencados no esquema vacinal primário, além da vacinação contra a Covid-19. A ideia da Sesa é ampliar a cobertura nos 399 municípios, em pessoas de todas as idades e grupos prioritários.
A Enfermeira Elizabete Silvestre, Chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, explica como o município vai participar deste dia D e que independentemente disso, os postos de saúde estão abertos em horário comercial para a aplicação das vacinas.
Chama a atenção para a condição das crianças, adultos e idosos que ainda não tomaram as doses de vacinas, principalmente contra o sarampo e a influenza. Até porque, segundo a enfermeira, o Estado prorrogou esta campanha até o dia 24 de junho. Comenta que o município vai estar engajado ao dia D da campanha de vacinação proposto pelo Estado do Paraná, para oferecer condições as pessoas que não podem procurar pelas vacinas durante a semana, a oportunidade no sábado, dia 11.
Destaca que vão ser aplicadas todas as vacinas, as de campanha, de reforço e as vacinas de rotina. Neste dia 11, somente a sala de vacinação da UBS do centro vai estar aberta. Nas outras unidades, todas as vacinas estão sendo aplicadas no horário de expediente, ou comercial.
No dia 11, as outras unidades, inclusive do interior não serão abertas. Convoca as pessoas que precisam tomar a dose de reforço contra a Covid-19, até porque, a partir desta terça-0feira(07) foi liberada a vacinação da quarta dose para pessoas com idade acima de 50 anos e, para os profissionais de saúde também.
Outra boa notícia segundo Elizabete Silvestre, é que a vacina contra a Gripe, a Influenza, a partir do dia 11 de junho, será liberada para a população em geral. Crianças e adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, poderão fazê-lo no sábado, dia 11.
O Horário do dia D no sábado será das 8 às 17 horas.
Por - Assessoria