Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura elaboram Plano de Contingenciamento de Barragens

Rio Bonito - Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura elaboram Plano de Contingenciamento de Barragens

Na manhã desta terça dia 17, o secretário de Administração Moacir Dorigoni, acompanhado do procurador do município, Dr. Ricardo Corso e do responsável pela Defesa Civil em Rio Bonito do Iguaçu, Maurício Inhaia, estiveram reunidos com o 2º Tenente Ramalho e 3º Sargento Espínola, do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava.

 

De acordo com o 2ª Tenente Ramalho, os Bombeiros estão fazendo visitas de rotina aos municípios que possuem barragens. Rio Bionito tem em seu território a barragem da Usina de Salto Santiago.

 

A reunião foi para tratar e reforçar o Plano de Contingência de Barragens, onde o município deverá apresentar dados para que se fase um planejamento em caso de rompimentos.

 

As informações são, por exemplo, quantas residências podem ser atingidas, questão dos animais onde podem ser removidos e onde as famílias possuem casas e poderão se refugiar em caso de algum rompimento. Segundo Ramalho, a Prefeitura já está elaborando um plano avançado e irá repassar o cadastro de famílias já existentes nas Secretarias de Saúde e de Assistência Social.

 

“As empresas responsáveis pelas barragens já possuem seu plano de contingência e os municípios também precisam fazer isso em conjunto. A Prefeitura já está ciente da responsabilidade por parte do município e tem trabalhos em andamento. O secretário citou que há cadastros da secretarias de Saúde e Assistência Social. Todas essas informações serão colhidas e analisadas, resultando no plano de contingência final”, explica o Tenente Ramalho.

 

Com o Plano de Contingenciamento devidamente estruturado, pode se desenvolver um sistema de seguro em caso de problemas, onde a empresa responsável pela barragem possa acionar alarme para que a informação chegue o mais rápido possível à população em algum evento desta natureza e a evacuação seja segura.

 

 

 

SICREDI 02