Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Caravana Paraná Rosa junto com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma grande festa

Rio Bonito - Caravana Paraná Rosa junto com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma grande festa

A Caravana do Paraná Rosa do Governo do Estado, por meio da SESA, esteve nesta quinta-feira, 10, em Rio Bonito do Iguaçu promovendo o Dia ‘D’ de prevenção ao câncer de mama e no cólo do útero.

 

O evento foi realizado em parceria e organização da Secretaria Municipal de Saúde, tendo à frente a equipe da secretária Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) e com participação de todos os funcionários da secretaria e seus setores – a exemplo do NASF e entre outros.

 

Durante este mês de outubro, a Caravana do Paraná Rosa escolheu 13 municípios para promover ações e Rio Bonito do Iguaçu foi um dos contemplados.

 

Reunindo dezenas de mulheres por onde passa, o objetivo do Paraná Rosa é levar a todos os cantos do Estado a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção ao câncer.

 

“Desde o princípio a ideia deste projeto é empoderar a mulher, fazer com que a vontade de se cuidar parta realmente dela. O Paraná Rosa é um projeto leve e humanizado, a mulher precisa entender que a prevenção não é somente fazer os exames, a prevenção é o cuidado com a auto-estima, e a prática de exercícios físicos, o cuidado com a alimentação, todos esses fatores contribuem para a prevenção do câncer”, disse a secretária Elenice.

 

Profissionais da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava e da SESA de Curitiba participaram com muita animação para a plateia composta por mulheres de várias faixas etárias. Houve apresentações musicais, danças, encenações com os alunos da Escola Especial Natália Ribeiro – APAE de Rio Bonito do Iguaçu e apresentação da jovem cantora Elô Santi – onde cantou seu sucesso recente “Kit Mal Amado” e outras canções.

 

Na parte objetiva do Outubro Rosa, aconteceram orientações para o autoexame e diversas outras, além testes rápidos, medicação de pressão e demais atendimentos às mulheres.

 

Das autoridades públicas, participaram a primeira-dama Nemora Pelissari Lopes - representando as mulheres do município, o secretário de Administração Moacir Dorigoni, a secretária de Finanças Juliane Ferrari, o procurador municipal Dr. Ricardo Corso, o vereador Derli Padilha, além de parte do funcionalismo público municipal e membros da imprensa regional.

 

O prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) por meio de seus secretários, parabeniza a todos pela realização deste importante evento que além de promover o município, faz uma ação benéfica de suma importância à saúde de todas as mulheres.

 

 

 

 

SICREDI 02