Rio Bonito do Iguaçu - Polícia Civil de Laranjeiras do Sul apreende motosseras e escavadeira hidráulica nas áreas de acampamento
Na tarde da última quarta dia 03, a Polícia Civil através do G.D.E (Grupo de Diligencias Especiais), apreendeu motosserras e 01 escavadeira hidráulica "pantaneira", no Rio Bonito do Iguaçu, em uma reserva de mata nativa, nas áreas da empresa Araupel atualmente invadidas.
O trabalho de investigação policial iniciou-se em decorrência de inúmeros boletins de ocorrência registrados pela empresa Araupel S/A comunicando que áreas de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), estavam sendo destruídas por acampados, que invadiram as áreas na tarde desta quarta (03/06) equipes da Polícia Civil deslocaram até as áreas para diligênciar em buscas dos autores dos crimes ambientais registrados.
Durante uma primeira abordagem a dois indivíduos que serravam madeira nativa, ambos evadiram-se se embrenhando na mata, não sendo possível serem localizados, sendo nesta oportunidade apenas apreendido a motossera que utilizavam para derrubar arvores nativas.
Na segunda abordagem policial, próximo da primeira abordagem, foi constatado que um acampado, há dias atrás havia serrado madeira nativa, feito palanques, e estava estocando em meio à mata.
(Foto: Polícia Civil).
Diante dos fatos foi apreendido a motosserra e intimado o indivíduo a comparecer na delegacia para ser ouvido sobre as irregularidades constatadas.
Na terceira abordagem a equipe havia recebido informações de que uma extensa área floresta (RPPN - Reserva Particular do Patrimônio natural) estava sendo devastada por uma escavadeira hidráulica do tipo "pantaneira".
(Foto: Polícia Civil)
A equipe deslocou até o local, porém o operador da maquina ao perceber a presença policial, desligou o equipamento e se embrenhou em meio a mata.
No local foi constatado uma enorme área da floresta devastada pela maquina, incluindo arvores centenárias. Diante dos fatos o equipamento utilizado na prática do crime foi apreendido pela Polícia Civil.
As investigações agora seguem no intuito de identificar o operador da escavadeira hidráulica para que possa ser responsabilizado pela prática do crime, assim como apurar o envolvimento da empresa que estava prestando o serviço e também identificar a pessoa que contratou o serviço.
Diversas apreensões de madeira na região vem sendo realizadas pela Policia Civil, no intuito de combater organizações criminosas que atuam no comércio ilegal de madeiras na região dos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu. Em 2018 durante operação sicários, 23 mandados de prisão foram expedidos e devidamente cumpridos, em desfavor de indivíduos envolvidos em organização criminosa que atuava nos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu, na sua maioria os mandados eram relacionados com o esquema criminoso de comércio ilegal de madeira. (Com Polícia Civil).