Rio Bonito - Agentes comunitários de Saúde participaram da terceira etapa de capacitação sobre “Saúde do Homem”
Agentes comunitários de Saúde (ACS) participaram da terceira etapa de capacitação sobre “Saúde do Homem” em Rio Bonito do Iguaçu.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu nesta manhã de quarta-feira, 8, promoveu a terceira etapa da Oficina de Capacitação para os ACS (agentes comunitários de saúde) que atuam na atenção básica. As outras duas etapas aconteceram nos meses de março e abril.
As explanações contaram com a participação do dentista Dr. Milton Saito – coordenador da Saúde Bucal – que apresentou como está a organização da odontologia nas unidades de saúde do município, bem como as estratégias para as áreas descobertas de tratamento e continuidade de tratamento
Logo após o agente de combate a endemias Rogério, da Vigilância Sanitária e a veterinária Fabíola explanaram sobre a população exposta aos agrotóxicos, riscos e cuidados, além de como fazer o uso correto dos mesmos.
A enfermeira Lidiane explanou aos profissionais sobre a saúde do trabalhador, políticas transversais à saúde do homem e prevenção de acidentes domésticos, os acidentes relacionados ao trabalho e uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) E EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Essa oficina foi organizada pela enfermeira Clélia e teve objetivo de orientar e capacitar toda a equipe sobre os serviços ofertados para o homem: o cuidado, o acolhimento, e a de apresentar a política de saúde do homem. Também foi explanado como estão organizadas as ações no município, dando informações e orientações com a colaboração dos agentes comunitários de saúde (ACS) e toda a equipe para melhor atendimento ao homem.
Ao final da oficina aconteceu um ‘concurso’ de paródias de cada ESF (estratégia saúde da família), onde os grupos elaboraram várias paródias e cantaram com temas voltados à Saúde do Homem. A equipe da UAPS RURAL foi a vencedora com a paródia da música “Lepo Lepo” e receberam como prêmio lembranças como porta canetas e sabonetes da Natura.
Informamos a toda população masculina que as portas das unidades estão abertas com seus respectivos serviços para atendê-los de forma humanizada e com resolubilidade!
Veja Também: