Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação

Rio Bonito - Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Rio Bonito do Iguaçu participaram de um curso de capacitação na tarde da última terça dia 13, na Associação Comercial e Empresarial (Acerbi). O encontro foi realizado em parceria entre profissionais da secretarias de Saúde.

 

A nutricionista Daniela Pilatti Riccio comentou a respeito da capacitação aos ACS, sobre o Agosto Dourado e Setembro Amarelo (combate ao suicídio) e orientações sobre o aleitamento materno.

 

“A gente chamou todos os ACS para estar conversando a respeito do Agosto Dourado e passar para eles um material sobre a questão do apoio, da proteção e do incentivo ao aleitamento materno. Aproveitando a oportunidade, também conversamos sobre o Setembro Amarelo, porque mês que vem teremos ações em conscientização ao suicídio e um encontro destinado aos jovens”, explica a nutricionista.

 

Sobre o tema suicídio, participou da reunião a psicóloga Katiussa Kloster, qual tratou sobre o tema junto aos ACS e também abordou várias questões a respeito.

 

Também o assistente Social Cleverson Ultchak participou do encontrou e aproveitou do momento do momento para falar dos programas, dos acompanhamentos e tirar dúvidas.

 

Segundo a nutricionista Daniela, por parte da Saúde, o pessoal da secretaria que precisava conversar com os agentes a respeito das mudanças no sistema que houve no SUS recentemente.

 

“Aproveitamos do fato de os ACS estarem reunidos e falamos sobre vários temas. Mas o enfoque mesmo foi para o Agosto Dourado, pedindo a colaboração eles e dando suporte para ajudar a manter no aleitamento materno até os seis meses de idade, instruindo as mães do município a fazer este aleitamento exclusivo”, conclui Daniela.

 

 

 

 

SICREDI 02