Na manhã desta quinta dia 17, Policiais Civis da 2ª S.D.P., tanto da sede (Laranjeiras do Sul), como da Delegacia de Palmital, e Policiais Penais de Laranjeiras do Sul e de Guarapuava, efetuaram a transferência de todos os 37 detentos que se encontravam no SECAT (Setor de Carceragem Temporária) da Delegacia de Palmital, ação esta que faz parte do plano que foi elaborado pelos dois órgãos para a formal desativação do local.
A medida representa uma conquista ímpar para a região, notadamente para a cidade de Palmital, uma vez que dentro do âmbito da 2ª S.D.P. a gestão dos presos passa a ser 100% administrada pela Polícia Penal (DEPEN), órgão este que possui esta importante missão constitucional, fazendo cessar o desvio de função ao qual os policiais civis historicamente se encontravam.
Com isto, as Delegacia de Polícia que fazem parte da 2ª S.D.P. conseguirão alocar 100% de seus recursos humanos em sua missão constitucional, que é, em resumo, atuar na investigação para elucidar a maioria dos crimes comuns que são praticados em sua área correspondente, ressalvada a competência da Polícia Federal, aumentando com isso a sua força de trabalho, que refletirá positivamente nas ações que já vem sendo desenvolvidas.
O jovem Palmitalense Marcelo Zanella sofreu um acidente na última quinta dia (10) enquanto trabalhava com pintura.
O rapaz recebeu uma descarga elétrica e está internado no Hospital São Vicente de Paulo na cidade de Pitanga com múltiplas queimaduras pelo corpo.
Ele está aguardando desde então sua transferência para um hospital especializado em queimaduras, em Curitiba ou Londrina.
A família e os amigos estão se mobilizando para agilizar esta questão devido a urgência que o caso merece. (Fonte Central da Notícia).
Um jovem de 18 anos apontou uma arma para uma equipe policial, no fim da tarde dessa quarta dia (9) depois de uma abordagem policial pelo bairro Vila Verde em Palmital.
Ele pilotava uma motocicleta em situação irregular. Ele conseguiu fugir. De acordo com as informações, os policiais estavam em patrulhamento quando viram o jovem trafegando pela rua Enedina de Oliveira.
A motocicleta em que ele estava estava com lacre da placa rompido, com escapamento alterado e com débitos.
Diante dos fatos a equipe tentou abordar o jovem, que tentou fugir. Porém, os policiais iniciaram o acompanhamento tático e o jovem perdeu o controle da direção e bateu.
Neste momento a equipe desembarcou da viatura, sendo que ele retirou da cintura do lado direito uma arma do tipo revólver e que apontou para a equipe. Por isso, a equipe efetuou um disparo, sendo que ele continuou a fuga, correndo e apontando a arma em direção a viatura.
Desse modo, ele entrou em meio a uma mata, onde conseguiu fugir.
A equipe recolheu a motocicleta ao pátio do 4º Pelotão de Palmital para os procedimentos. (Com RSN).
Por volta das 23h00min desta quarta dia 09, a equipe da PM recebeu a solicitação de que no Bar na Av. Maximiliano Vicentim, Centro, havia ocorrido uma briga e que um dos envolvidos realizou um disparo de arma de fogo.
Deslocado no bar, foram abordados três indivíduos, sendo que um rapaz de 29 anos, ao visualizar a equipe policial, dispensou uma arma.
Foi realizado busca e localizado um revólver Taurus calibre .32, com 05 munições intactas CBC e 01 deflagrada CBC, e ainda um coldre.
Em conversa com o indivíduo ele afirmou que pela segunda vez um elemento teria tentado roubá-lo, sendo desta vez fazendo uso de uma garrafa quebrada e que para se defender disparou uma vez em direção ao chão.
Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados à 44ª SDP de Palmital para procedimentos.
Nesta quarta dia 09, a equipe policial foi solicitada por um vizinho da vítima, o qual não quis se identificar, noticiando que no pátio ao lado da sua casa havia um casal brigando.
No local foi abordado indivíduo que apresentava visíveis sinais de embriaguez e tinha marcas de sangue e escoriações pelo corpo, proveniente de uma briga com a ex-namorada.
Foi relatado pela vítima que o autor é seu ex-namorado e chegou embriagado e invadiu a casa, sendo necessário retirá-lo, do que causou algumas escoriações.
O indivíduo foi conduzido pela viatura até o Posto de Saúde para fazer curativos, pois naquele momento as redes telefônicas estavam sem resposta para acionar a ambulância.
As partes não quiseram representar, sendo ambas orientadas.
Nesta quinta dia 03, por volta das 15h19min na Rod 456 km 57, a equipe da PM em patrulhamento próximo a entrada da cidade, no bairro Sol Nascente, visualizou um veículo Azera Prata, sendo que haviam denuncias anônimas relatando que um indivíduo estaria utilizando um carro com as mesmas características para contrabandear cigarros.
Diante da suspeita o mesmo foi abordado e identificado o condutor de 41 anos, o mesmo possui CNH e o veículo estava em dia.
Durante revista veicular, foi encontrado no porta malas 10 pacotes de cigarros, da marca Classic, contendo 200 cigarros cada um.
Ainda em revista pessoal foi localizado, uma certa quantia em dinheiro
Questionado o mesmo sobre a origem dos cigarros, o mesmo relatou que comprou em Palmital.
Foi então deslocado até a loja e de imediato já foi visualizado várias caixas de cigarros de origem paraguaia.
No local se encontrava um homem de 35 anos, e informou que possuía mais caixas na loja.
Foram então encontradas mais caixas de diversas marcas de origem paraguaia, em um depósito nos fundos.
No total foram apreendidos 577 pacotes de 20 maços e mais uma caixa com 50 maços de marcas diversas.
Foi apreendido dinheiro e um talão de cheques com anotações financeiras, já sem folhas para uso e ainda um celular Xaiomi que será periciado.
Os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava, juntamente com as apreensões.









-PortalCantu-31-05-2026_large.png)

-PortalCantu-17-05-2026_large.png)














