Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Unidades de saúde abrem no sábado para atendimento exclusivo das mulheres

Laranjeiras - Unidades de saúde abrem no sábado para atendimento exclusivo das mulheres

Neste sábado, dia 20, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, abrirá quatro Unidades de saúde para oferecer atendimento exclusivo às mulheres.

 

Na oportunidade, será feito a coleta do exame preventivo de câncer do colo do útero e orientações sobre prevenção a doenças. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população e enfatizar a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, dois tipos mais comuns entre o público feminino.

 

Atendimento


No sábado, dia 20 de outubro, estarão abertas as Unidades de Saúde da Barão do Rio Branco, Cristo Rei, Monte Castelo e Jardim Iguaçu. As Unidades do Monte Castelo e Jardim Iguaçu, o atendimento é das 8h às 17h, para livre demanda de coleta do exame. Na Unidade do Cristo Rei, o atendimento será das 13h às 17h, para livre demanda de coleta do preventivo do câncer de colo do útero. Já a Unidade da Barão do Rio Branco, o atendimento será das 13h às 19h, para coleta do preventivo feita por agendamento e livre demanda.

 

“Todos os dias na Unidade de Saúde da Família do Água Verde, a coleta do preventivo é feita por agendamento. Já na Unidade de Saúde da Família da Barão do Rio Branco, toda terça-feira, após as 17h, é realizado a coleta por agendamento”, afirmou o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari.

 

Mamografia


Importante ressaltar que a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 40 a 69 anos. Em Laranjeiras do Sul, a procura está dentro da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. No entanto, a procura é baixa das mulheres acima de 50 anos. Por isso a Secretaria de Saúde orienta as mulheres nesta faixa etária (acima de 50 anos) que procure uma Unidade de Saúde e agenda o seu exame, que é feito no Instituto São José.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia