Laranjeiras do Sul

Seminário premia Laranjeiras do Sul pela experiência de sucesso em Atenção Primária na área da saúde

 Seminário premia Laranjeiras do Sul pela experiência de sucesso em Atenção Primária na área da saúde

Depois de três dias de palestras, apresentações e troca de experiências, o evento Saúde em Campo, realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, e promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegou ao fim nesta quinta-feira (08).

Durante o encerramento, os profissionais acompanharam apresentações técnicas sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, documentos que organizam o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Aproximadamente 2 mil pessoas, entre gestores e técnicos de saúde dos 399 municípios do Paraná, debateram as linhas de cuidados prioritárias instituídas pela Sesa durante a gestão 2019/2022: Materno Infantil, Pessoa Idosa, Saúde Mental, Saúde Bucal, Pessoa com Deficiência e Condições Crônicas. A comissão organizadora do evento também premiou 12 experiências exitosas praticadas nos municípios, envolvendo temas da Atenção Primária e Ambulatorial Especializada, das 93 inscritas para o evento.

Laranjeiras do Sul conquistou o prêmio com a Experiência: Organização do processo de territorialização, agendamento e acompanhamento das subpopulações. Trata-se de um trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Iguaçu, junto com a coordenação de Atenção Primária e com apoio da secretaria municipal de saúde. Desde o início de 2022 toda equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família), juntamente com a tutora e equipe, participaram de Workshops e oficinas voltadas na organização do processo de trabalho. A partir de então foram implementadas estratégias para melhorar o monitoramento e acompanhamento da população.

Entre as ações, estão: Formação do Colegiado Gestor Municipal do Planifica SUS; Elaboração do Plano de Ação monitorado pelo colegiado; Atualização da territorialização (levantamento dos grupos de risco e construção do novo mapa do território); Estratificação de risco das subpopulações (diabéticos, hipertensos, crianças, gestantes, idosos e saúde mental) no instrumento do drive facilitando o monitoramento pela equipe; Elaboração de instrumento para acompanhamento da situação vacinal de toda população adscrita; Agendamento de consultas com todos os profissionais, e agendamento por bloco de horas para consultas médicas, entre outros. 

O objetivo é qualificar o processo de trabalho, melhorar o acesso da população, garantir estratificação de risco visando a equidade no atendimento e manter os indicadores de saúde com bons resultados. “O trabalho está apenas iniciando, mas já colhemos bons frutos, como a escolha da nossa experiência exitosa para representar a Macro Leste e a 5ª Regional de Saúde, a qual foi apresentada e premiada no 1° Encontro Estadual do Planifica SUS em Curitiba”, afirmou a tutora do município enfermeira Priscila Batistel. 

Além do secretário de Saúde, Valdecir Valicki, estiveram participando do encontro em Curitiba a enfermeira da Unidade do Jardim Iguaçu, Camila Stein, a enfermeira e chefe do setor de epidemiologia do município, Patrícia Massuqueto e a Agente Comunitária de Saúde, Elisangela Fátima Brechmz. 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

SICREDI 02
Farmacia