Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização a prevenção da dengue

Laranjeiras - Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização a prevenção da dengue

 Uma ação preventiva contra a dengue foi realizada na sexta dia 21, pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária. Entidades, Clubes de Serviços, Empresas, Grupo Desbravadores Luminares do Sul, Agentes de Saúde e Endemias, além de servidores da prefeitura percorreram o Bairro São Francisco, com visitas de conscientização sobre a importância da adoção de cuidados caseiros de prevenção ao mosquito transmissor da doença, bem como realiza a busca de possíveis criadouros. Mais de 100 pessoas participaram da ação, visitando em torno de 900 imóveis.

 

Laranjeiras do Sul, não registrou nenhum caso de dengue em 2020. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde tem realizado um trabalho contínuo de combate aos focos, que inclui visitas domiciliares, monitoramento de pontos considerados estratégicos – como empresas de materiais recicláveis, ferros velhos, depósitos e borracharias. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

 

A grande maioria dos imóveis visitados estavam todos organizados e limpos. No entanto, alguns foram encontrados abandonados e tomado pelo mato. Todos foram mapeados e serão enviados para a Secretaria de Obras e Urbanismo, que vai notificar o proprietário.

 

O secretário municipal de Saúde, Valdemir Scarpari, destacou que, além do número de focos encontrados, há o problema das epidemias registradas nos municípios da região, como é o caso de Chopinzinho e Ivaiporã. “O objetivo da ação foi instruir e conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados diários como não deixar acumular água nos vasos de plantas, pneus, lajes, manter as caixas d’água tampadas, entre outros”, que adiantou: “Não realizamos a limpeza do local, mas sim fornecemos informações e orientações aos moradores para que eles possam efetuar de forma correta a limpeza de suas residências”, finalizou Scarpari.

 

A Unidade do Celeste (Centro de Saúde Leste) ficou aberto até as 19h, realizando a vacinação de sarampo e conferindo a carteira de vacinação.

 

Prevenção

 

- Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água;
- Pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos;
- Pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo;
- Caixas d’água devem estar sempre bem tampadas;
- Coloque água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada;
- O lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas;
- Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;
- Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia