Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde intensifica exames preventivos de câncer de colo do útero

Laranjeiras - Secretaria de Saúde intensifica exames preventivos de câncer de colo do útero

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está disponibilizando gratuitamente exames preventivos de colo do útero (Papanicolau) para toda a população feminina de Laranjeiras do Sul.

 

Tanto os agendamentos quanto os exames podem ser feitos em qualquer uma das unidades de saúde do município. De acordo com a enfermeira Karen de Oliveira, o teste é rápido e indolor, sendo que a coleta deve ser feita anualmente por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

 

“No sábado dia 21 de julho estaremos fazendo o exame na Unidade de Saúde do Monte Castelo durante todo o dia. Toda mulher que trabalha durante a semana, pode agendar o exame em qualquer Unidade de Saúde e comparecer no sábado para fazer a coleta”, disse a enfermeira Karen.

 

Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 100%. Por isso, é necessário fazer este acompanhamento. Devem realizar o exame todas as mulheres na faixa etária dos 20 aos 64 anos de idade.

 

Há duas formas de marcar o exame. O agendamento pode ser realizado pessoalmente em nas UBS’s ou com um Agente Comunitário de Saúde (ACS). No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas vaginais. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.

 

CRONOGRAMA DE EXAMES


Toda quarta e quinta-feira, das 17h às 19h, na Unidade de Saúde da Barão do Rio Branco. Agendamento nas Unidades de Saúde ou com as Agentes de Saúde do município.

 

INTERIOR
Toda terça-feira, no Distrito do Passo Liso
Toda quinta-feira, no Rio do Tigre e Rio Verde

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia