Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde intensifica chamado para vacinação contra febre amarela e sarampo

Laranjeiras - Secretaria de Saúde intensifica chamado para vacinação contra febre amarela e sarampo

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul reforça para a população sobre a importância de estar em dia com a sua caderneta de vacinação, especialmente em relação à vacina da Febre Amarela e Sarampo devido o registro de casos dessas doenças no estado do Paraná.

 

“Tanto a Febre Amarela quanto o Sarampo são doenças que há muito tempo o estado do Paraná não tinha registro e hoje estamos vivenciando a circulação desses vírus. Por isso precisamos continuar sempre em alerta principalmente em relação ao esquema vacinal de toda a população”, afirmou a Enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto.

 

A Febre Amarela e o Sarampo são "doenças imunopreveníveis", que podem ser prevenidas com a VACINAÇÃO. “Em relação ao esquema vacinal as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias precisam ter 1 dose da Vacina Febre Amarela. Já em relação ao esquema vacinal da Tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, lembramos que o Ministério da Saúde instituiu a “dose zero” da vacina Tríplice Viral a qual deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. Por isso é importante que os pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para que seja aplicado essa vacina de extrema importância”, concluiu a enfermeira.

 

O esquema vacinal deve ser respeitado, ou seja, as doses subsequentes permanecem iguais, ou seja, a dose número 1 aos 12 meses de vida e a dose número 2 aos 15 meses. O recomendado é que pessoas na faixa etária até 29 anos 11 meses e 29 dias precisam ter na sua carteira de vacinação 2 doses. Já a faixa etária de 30 a 49 anos apenas 01 dose.

 

Para facilitar aos pais que trabalham durante a semana, as Unidades de Saúde Carlos Felipe de Sio e do Cristo Rei estarão abertas no sábado, dia 24 de agosto, para atualização da Caderneta de Vacinação das pessoas que pertencem a essas unidades. Diariamente as vacinas da Febre Amarela e Sarampo estão disponíveis em todas as salas de vacina do município.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia