Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde e voluntários realizaram ação de conscientização e combate à dengue

Laranjeiras - Secretaria de Saúde e voluntários realizaram ação de conscientização e combate à dengue

No sábado dia  08, o combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya começou cedo em Laranjeiras do Sul.

 

A ação da Secretaria de Saúde, que tem por objetivo erradicar possíveis focos do mosquito em Laranjeiras do Sul, contou com a colaboração de um grupo de 34 Militares da base de Guarapuava, Vigilância Sanitária, entidades, associações, clubes de serviços, Igrejas, escolas e entidades. Além de orientações e distribuição de material educativo, os agentes e voluntários realizaram vistorias nas residências. Laranjeiras do Sul conta com vários focos do mosquito, além de três casos importados da doença. Nesse sentido, o objetivo da ação visou previr novos casos por meio da conscientização e mobilização da comunidade.

 

Os participantes, foram divididos em grupos que estiveram visitando as residências e comércio do centro da cidade. Além de orientar, foram entregues folhetos com informações sobre o mosquito transmissor e formas de combate-lo. “É importante que cada morador faça sua parte e alerte o vizinho para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito. Arrastões e outras medidas de eliminação de criadouros são essenciais, mas sem a colaboração da população não serão suficientes para conter o avanço da doença. É responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu espaço”, afirmou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari.

 

Os Agentes de Combate a Endemias e Agentes de Saúde fazem visitas periódicas e, além das atividades de rotina, são responsáveis pelo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti), que identifica as áreas da cidade com maior infestação do mosquito e os criadouros predominantes. Por meio deste levantamento, são mapeadas as regiões que necessitam de maior cobertura e intensificação das ações de controle e mobilização social.

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia