Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados de prevenção ao Coronavírus

Laranjeiras - Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados de prevenção ao Coronavírus

Casos suspeitos de Coronavírus registrados no Paraná alertam para cuidados de prevenção fundamentais à população. Mesmo sem nenhuma suspeita na região, a Secretaria de Saúde emitiu uma nota com o objetivo de repassar orientações e dados epidemiológicos do município. O Coronavírus é um subtipo de vírus respiratório, ou seja, ele é transmitido por vias aéreas. Os cuidados são os mesmos para evitar meningite, H1N1 ou até mesmo a gripe comum. O Coronavírus inicia como um quadro gripal, por isso, nesse momento é indicado evitar o contato com pessoas que estejam com doenças respiratórias ou com quadro de infecções respiratórias. Além disso, evitar aglomerações de público também é recomendável. São os mesmos cuidados que foram tomados durante o surto de H1N1.

 

“Alguns vírus são altamente contagiosos, como o sarampo, enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas”, afirmou a enfermeira chefe do setor de Epidemiologia de Laranjeiras do Sul Patrícia Massuqueto.

 

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

 

Os principais sintomas são:
-Febre
-Tosse
-Dificuldade para respirar

 

Já a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou pelo contato pessoal com secreções contaminadas, como:
-Gotículas de saliva
-Espirro
-Tosse
-Catarro
-Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
-Contato com objetos ou superfícies contaminas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

 

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como por exemplo:


-Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos)
-Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

 

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. Em caso de dúvida a pessoa deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3635-1030 ou Vigilância em Saúde pelo telefone 3635-4903.

 

Importante ressaltar as medidas de prevenção que devemos colocar em prática:


-Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
-Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
-Evitar contato próximo com pessoas doentes.
-Ficar em casa quando estiver doente.
-Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
-Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia