Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde acompanha casos de Meningite no município

Laranjeiras - Secretaria de Saúde acompanha casos de Meningite no município

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul confirmou nesta semana, três casos suspeitos de meningite bacteriana no município. Um caso foi descartado e dois confirmados. Os casos foram tratados e de imediato todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a total recuperação dos pacientes. De acordo com a Enfermeira chefe do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, um paciente já encontra na sua rotina normal e o outro continua sob cuidados médicos.

 

“A Meningite, é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges e podem também ser provocadas por fungos. É uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas, frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave desta doença”, afirmou a enfermeira.

 

Doença

 

Existem dois tipos de Meningites, a viral e a bacteriana. No primeiro caso, viral, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. Acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas.

 

Já a bacteriana, são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

 

Sintomas


Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas.

 

Como se transmite

 

De uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.

 

Alguns cuidados que a população deve ter o ano inteiro

 

- Lavar as mãos frequentemente
- Proteger nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir
- Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de toalhas descartáveis
- Evitar locais fechados e aglomerados
- Manter o ambiente limpo e arejado

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia