Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de agricultura auxilia os produtores na proteção de fontes

Laranjeiras - Secretaria de agricultura auxilia os produtores na proteção de fontes

Garantir e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Laranjeiras do Sul, são alguns dos objetivos do Programa de Proteção de Fontes de água da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O município conta com mais de 150 fontes protegidas. De acordo com o Técnico em Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Érico Fontanella, a tecnologia apresentada pelo Programa é de baixo custo e pode ser aplicada até mesmo pelo próprio agricultor.

 

“Nós realizamos orientações e em seguida o próprio agricultor faz a limpeza da área com a desobstrução da fonte, quando necessário. Depois, com uso de rochas, unidas por uma mistura de “solo-cimento” é feita a proteção da nascente. Após é feita a colocação dos canos e tubos de drenagem, que por fim acontece a desinfecção da fonte”, explicou Fontanella.

 

O produtor interessado na proteção de fontes, deve passar primeiro na Secretaria de Agricultura para fazer a inscrição. Depois um funcionário vai se deslocar até a propriedade, para verificar se há condição de se fazer. O modelo de proteção apresenta baixo custo aquisitivo. Essa implantação dispensa limpeza periódica da fonte, melhora o aproveitamento, evita contaminação, tornando a água potável e apropriada para o consumo.

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia