Laranjeiras - ROTAM apreende armamento, vários objetos e homem embriagado tenta atear fogo na viatura
A equipe da ROTAM de Laranjeiras do Sul, realizava patrulhamento, por volta da 01h30min desta terça dia 28, quando foi visualizado um veiculo I/Seat Cordoba em atitude suspeita, foi realizado o acompanhamento tático e ao ser abordado foi constatado que o veículo era conduzido por A. S. F. e passageiro A. C. N., ambos apresentavam sinais de embriagues.
Durante busca foi localizado dentro do veículo, embaixo do banco do passageiro três chaves mixas, onde indagados sobre a procedência, nenhum dos envolvido assumiu a propriedade das chaves mixas, no porta malas foi localizado uma espingarda cal. 36, localizado ainda no interior do veiculo um home theater e um teclado, indagados sobre a procedência dos aparelhos nada falaram.
O condutor assumiu ser de sua propriedade a espingarda, indagados se havia munições da referida arma a pessoa A. relatou que teria munições em sua residência, deslocado até o local a esposa de A. entregou para equipe, munições e materiais para recarga.
No momento em que a equipe parou a viatura policial em frente a casa de A. para apanhar as munições, o mesmo começou a chutar o interior da viatura, a equipe abriu o camburão a viatura, tendo em vista que havia outro preso junto, e havia o risco de A. provocar lesões no preso A. C., nesse momento A. passou desferir chutes na equipe policial, e a desacatar os policiais chamando de "porcos, filhos da puta", sendo necessário o uso de força moderada e técnicas de imobilização para conter o mesmo.
Durante o deslocamento A. em posse de um isqueiro tentou atear fogo no interior do camburão da viatura policial, provocando danos em seu interior.
Indagado o condutor se faria o exame etilômetro o mesmo se prontificou a o fazer, sendo aferido a quantidade de 0,78 mg/l.
Dado voz de prisão a A. C. pelo crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido, conduzir veículo sob a influencia de álcool e posse de instrumento usual de furto, e foi dado voz de prisão a A. por posse de munições de uso permitido e posse de instrumento usual de furto, desobediência, desacato, resistência, dano ao patrimônio público e tentativa de incêndio criminal.
Feito uso de algemas em ambos os envolvidos conforme súmula vinculante N°11 do STF, para evitar a fuga dos presos e preservar a integridade física dos presos e da equipe policial.
O veículo foi recolhido ao pátio da 2ª CIA PM.